Neste novo capítulo da série: Encontros com Jesus, falaremos da história de um homem chamado Natanael, que teve sua vida transformada ao se encontrar com alguém que vinha de “lugar nenhum”.
O Senhor Jesus havia iniciado seu ministério e estava chamando seus discípulos. Na época de Cristo, um discípulo era o aluno de um mestre. Os discípulos seguiam seus professores de perto e aprendiam seus ensinamentos sobre a vida e a Palavra de Deus.
Jesus é o maior mestre que já existiu. Ele poderia ter convidado pessoas famosas, estudadas e ricas para lhe seguir. No entanto, ele escolheu homens comuns, em sua maioria sem grandes condições financeiras, sem muito estudo e acostumados com o trabalho braçal. O Filho de Deus escolheu gente muito simples para, através da sua Palavra, mudar o mundo.
Filipe foi um desses homens. Ao se encontrar com ele, Jesus lhe fez o convite: segue-me. A resposta de Filipe foi aceitar de imediato! Ele não titubeou na decisão de seguir ou não a Jesus. E de tão feliz que ficou, começou a contar para outras pessoas sobre Jesus.
Uma marca de alguém que tem um verdadeiro encontro com Cristo é que essa pessoa não consegue ficar calada. A alegria de conhecer a Jesus e se tornar seu discípulo é tão transbordante que as pessoas não conseguem se conter, elas querem falar a todos sobre o Salvador. Afinal “a boca fala do que está cheio o coração”.
Foi então que Filipe foi logo contar a novidade para seu amigo, Natanael. Com toda empolgação, ele disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.
O que Filipe estava falando para Natanael era que aquele Jesus não era um homem qualquer. Ele não era apenas mais um professor. Não era simplesmente uma pessoa boa que queria ensinar as pessoas a fazer o bem. Ele era muito mais que isso, ele era o Messias prometido, ou seja, o Salvador.
Se encontrar com Jesus não é apenas aderir a mais uma religião entre milhares. Não é entrar em um clube onde as pessoas falam dos ensinamentos de um grande homem do passado. É ter um encontro transformador com o Salvador do mundo. É estar diante daquele que venceu a morte e o pecado dando sua vida na cruz, mas que está vivo hoje! É ter um relacionamento com o próprio Deus.
Ao ouvir aquela notícia, a reação de Natanael foi bem diferente da de Filipe. Em vez de empolgação, ele ficou espantado e em dúvida. O problema do amigo de Filipe não era exatamente com a pessoa de Jesus, mas do lugar de onde ele veio. Natanael disse: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?”.
Veja, a dúvida de Natanael não é absurda. Nazaré era uma minúscula cidade com menos de 2 mil habitantes. Ficava em uma região pobre e escondida na Galileia. Como seria possível que o Cristo, que seria o Rei dos reis e o justo juiz sobre todas as nações, viesse daquele “lugar nenhum”?
Estamos no interior do Piauí, em uma região rural com pequenas cidades e muitos povoados espalhados. Aqui não é a grande São Paulo onde todas as coisas acontecem. Não é como Brasília, a capital, onde são tomadas as decisões que regem o país. Nem mesmo é uma região nordestina famosa por suas belas praias. Certamente alguém poderá olhar para você e dizer: “Paulistana?? Pode vir alguma coisa boa de lá?”. No entanto, saiba que quando o Filho de Deus se fez homem, ele escolheu nascer em uma família pobre de uma região rural e não em um lugar rico e famoso. Mesmo sendo rico, ele se fez pobre em favor de mim e de você. Nas mãos de Jesus, não importa de onde você vem, ele pode fazer grandes coisas!
Natanael duvidou. Mas sua dúvida só persistiu até o momento em que ele teve um encontro com Cristo. Quando o Senhor viu Natanael, ele disse: “Aí está um verdadeiro israelita em quem não há falsidade”. O homem estranhou aquilo pois nunca tinha visto Jesus antes, por isso perguntou: “De onde você me conhece?”. Cristo logo respondeu: “Eu te vi quando você ainda estava debaixo da figueira antes de Filipe lhe chamar”.
A figueira, por produzir bastante sombra, era um lugar comum onde as pessoas iam para orar e estudar a Palavra. O que Jesus estava dizendo é que ele ouviu as orações de Natanael. Ele o conhecia porque era o próprio Deus.
Jesus conhece você. Ele sabe tudo o que você já passou. Sabe das suas dores e de suas alegrias, erros e acertos, qualidades e defeitos. Você não é desconhecido por Deus. Pelo contrário, ele te ama e te chama para perto.
Na mesma hora Natanael reconheceu que estava diante do Filho de Deus, do Rei de Israel, do Salvador. Naquele instante ele começou a seguir Jesus como seu discípulo e sua vida nunca mais foi a mesma.
O Senhor ainda lhe disse: “Vocês verão os céus abertos e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. Ou seja, aqueles homens veriam que Jesus é o caminho entre os céus e a terra. Ele é aquele que nos liga a Deus. Ele é o Senhor.
Você já teve um encontro com Jesus? Pensa que ele é só mais um homem, mais uma história ou mais uma religião? Pois saiba hoje mesmo que Ele te vê! Não importa quem você é, de onde veio ou aonde está, Ele te chama para crer nele como seu único e suficiente salvador. Ele pode transformar a sua vida para sempre e lhe dar a vida eterna.
Você crê nisso?
Série de mensagens na rádio Ingazeira 1470 AM no programa Espaço Livres (PI) – Mensagem baseada em João 1.43-51
Por Leonardo Vieira – Missionário do Livres
O Livres atua em missões contínuas e de curto prazo no sertão Piauí a fim de que muitas vidas sejam alcançadas, transformadas pelo conhecimento do profundo amor de Deus por suas vidas. Faça parte do avanço do evangelho no sertão, clique aqui.
Leia mais:
+ Por que devemos fazer missões?
+ Aprendendo a investir com um pescado