Devocional com Juliano Son – O conhecimento precede a esperança
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. “
Romanos 8:28
No devocional de hoje, gostaria de focar na palavra “sabemos”. O conhecimento precede a esperança, ou seja, vem antes da esperança.
Nesse tempo de incerteza, para que nós não sejamos sucumbidos pelas muitas vozes que chegam para gerar medo e paralisia, é de suma importância que nós paremos para adquirir conhecimento.
O Apóstolo Paulo, no início da frase, avisa que o que ele estava para dizer era algo pautado no conhecimento, um conhecimento que era comum “sabermos”, pois muitos sabiam.
Esse conhecimento vinha de uma experiência e da maturidade, mas pertencia não somente àqueles tinham vivido muito, mas também àqueles que param para refletir nos acontecimentos da vida com a bíblia aberta.
Esse “sabemos” é fruto de uma conclusão, é um desfecho. A sabedoria é fruto de uma conclusão e só chegamos em uma conclusão por meio da reflexão, ponderação e meditação.
Muita gente decorou aquele da parte do Salmos 1 que diz “como é feliz quem encontra satisfação na palavra de Deus e nela medita dia e noite”. Ou seja, como é feliz quem carrega a palavra de Deus em seus pensamentos.
A meditação na palavra faz com que essa pessoa seja como uma árvore plantada à beira de águas correntes que dá frutos no tempo certo e as suas flores não murcham. Tudo que essa pessoa faz, prospera e tem vida.
O conhecimento precede a esperança: A importância dA Meditação
A palavra meditação, às vezes, é entendida como a prática de outras espiritualidades e religiões, principalmente as orientais, onde o intuito da meditação é o esvaziar da mente. É o exercício de encher a mente com o vazio.
Mas, a prática cristã de “meditação” tem um efeito contrário do esvaziamento, pois meditar biblicamente, como Jesus fazia, é encher a nossa mente com pensamentos a cerca da palavra de Deus.
Aquilo que nós ouvimos, lemos e experimentamos, precisa passar por um processamento em nossa mente para chegarmos a uma conclusão. E isso acontece por meio da meditação.
A meditação faz com que uma ideia, uma palavra, um pensamento se tornem uma conclusão e faça parte das nossas vidas. Então, nós passamos a ser PALAVRA VIVA.
Para nós enfrentarmos esse mundo, principalmente nesses tempos atuais, com sanidade, é imprescindível e vital meditar na palavra de Deus.
Ler a palavra, ouvir pessoas experientes e maduras, orar sobre essa palavra e assim se fortalecer na esperança que vai permitir que nós nos tornemos pessoas melhores, mesmo no meio dessa crise.
Deus abençoe, queridos!!
Por Juliano Son, presidente do Livres.
O Livres atua em missões contínuas e de curto prazo no sertão Piauí a fim de que muitas vidas sejam alcançadas, transformadas pelo conhecimento do profundo amor de Deus por suas vidas. Faça parte do avanço do evangelho no sertão, clique aqui.