Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A importância do avanço do Evangelho no sertão

A importância do avanço do Evangelho no sertão

A região Nordeste é muito extensa e populosa, composta por noves estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Estima-se que 60 milhões de pessoas habitam no Nordeste e boa parte dessas pessoas estão nos interiores dos estados, região de difícil acesso.

As quatro Sub-regiões do Nordeste

O Nordeste tem diferentes aspectos geográficos e por isso foi demarcado em quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Meio Norte.

Neste artigo, vamos focar no sertão, local onde atuamos em missões desde 2013, quando iniciamos o Programa Mais Água. 

Com o clima semiárido, e com poucas chuvas, a temperatura chega até 40 graus no verão. A vegetação predominante é a caatinga, onde se destacam o umbuzeiro, o xique-xique, o mandacaru e a palma, plantas resistentes ao solo seco.

Foto da cidade de Massapê do Piauí

A origem do termo sertão

Existem duas hipóteses para explicar a origem da palavra sertão e ambas surgiram durante a colonização do Brasil pelos portugueses. 

A primeira sustenta que, ao saírem do litoral brasileiro e se interiorizarem, perceberam uma grande diferença climática nessa região semiárida. Por isso, a chamavam de “desertão”, ocasionado pelo clima quente e seco típico de desertos. Logo, essa denominação foi sendo entendida como “de sertão”, ficando apenas a palavra Sertão. A segunda versão, mais confiável, descreve a palavra como sendo derivada da palavra latina sertanus, que significa área deserta ou desabitada, que por sua vez deriva de sertum, que significa bosque. (WIKIPEDIA, 2021)

Interessante saber as possibilidades do nome sertão, né?

A quantidade de pessoas alcançadas pelo evangelho no sertão nordestino é pequena

De acordo com a estimativa da Missão Juvep, baseada na análise dos dados do Censo realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população sertaneja é composta por apenas 7% de evangélicos. Mas é possível enxugarmos em 20% esse número, se considerarmos os grupos que o IBGE identifica como evangélicos. Assim, chegamos a 5,6%. (POVOS E LINGUAS, 2021)

Devido à forte crença católica e a baixa quantidade de missionários e igrejas evangélicas, o processo de evangelização no sertão progride de forma tímida. As longas distâncias a serem percorridas em estradas fechadas, de difícil acesso e condições de vida extremamente agredidas também são um desafio.  

A baixa escolaridade no sertão é muito grande

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) trouxe dados alarmantes em relação à escolaridade do nordestino.  A pesquisa de 2019 revelou que o Brasil tem 35% de pessoas em idade de trabalhar que não concluíram o ensino fundamental (etapa da educação básica voltada à população de 6 a 14 anos). Analisando as regiões, o Norte e o Nordeste apresentam o menor índice de escolaridade. No Norte, 44,1% das pessoas com mais de 14 anos não concluíram o ensino fundamental. No Nordeste, o índice é menor, com taxa de 38,7%. (ESTADO DE MINAS, 2021)

Aprendizado, desafios e transformação social por meio da educação - OMUNGA

A falta de alfabetização dificulta o processo de aprendizado e desenvolvimento cognitivo, bem como a leitura da Bíblia e de outros materiais evangelísticos essenciais para o ensino do evangelho na região.

A falta de oportunidade laboral no sertão

A maioria das famílias no sertão vive do trabalho rural, da agricultura de subsistência. Devido ao clima seco extremo, na maioria das vezes, a colheita é ruim. 

A carência alimentar é muito grande no sertão, devido à falta de condições e insumos para uma boa alimentação, o que ocasiona, por sua vez, problemas de desenvolvimento cognitivo, motor e de saúde física, emocional e psicossocial.

Por que precisamos do avanço do evangelho no sertão do Nordeste?

  • Para mostrarmos que a fé e esperança em Deus não está em dogmas e sofismas, mas num Deus de Amor Pleno;
  • Para levarmos a esperança que só o evangelho pode dar às pessoas. Para mostrarmos a elas um jeito puro e simples de se relacionar com Deus;
  • Para possibilitarmos estudo, leitura e aprendizado por meio do discipulado;
  • Para levarmos o alimento físico e espiritual para o povo sertanejo;
  • Porque vidas estão sedentas por Cristo no sertão, e faz parte do nosso chamado alcançar os não alcançados;
  • Ir é um mandamento do Senhor Jesus: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas (Marcos 16:15).

Quer fazer parte do avanço do evangelho no sertão? Clique aqui.

Texto escrito por Renan Lacerda, missionário do Missão Livres.

Referências:

https://www.todamateria.com.br/regiao-nordeste/

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/regiao-nordeste.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sert%C3%A3o_nordestino

https://www.todamateria.com.br/citacao-de-site-como-fazer/

https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2019/05/29/internas_educacao,1057527/norte-e-nordeste-sao-as-regioes-com-o-menor-numero-de-concluintes-do-e.shtml