Após conversar com os funcionários apresentados e os professores da rede pública de administração escolar, uma dor em entre eles: os alunos têm várias tarefas em comum.
Por conta do grande hiato das aulas presenciais provocadas pela pandemia, houve uma grande evasão de alunos nas escolas da região. Seja por conta do trabalho rural ou das dificuldades em manter uma rotina de estudos a distância, um grande número de alunos abandonou os estudos.
Já aqueles que se mantiveram matriculados e retornaram às aulas presenciais, dentre eles, durante as crises de ansiedade e choro, as aulas.
Este, infelizmente, não é um fenômeno isolado. Casos de Abril em várias regiões do país observado na matéria dia 10 de abril do Nordeste.
Por conta deste cenário, iniciamos um novo projeto cultural, artístico e evangelístico: oficinas de teatro nas escolas de Paulistana . A primeira adesão ao projeto foi a escola de ensino fundamental Hermínio Rodriguez.
As oficinas acontecem durante 3 dias, para não atrapalhar as aulas. A turma foi composta por uma lista de 30 alunos, sendo eles meninos e meninas de 11 a 16 anos de idade. As oficinas são compostas por um conteúdo introdutório ao teatro, como um resumo da história da atuação, técnicas de pantomima e posicionamento de palco.
No decorrer de cada encontro, os alunos são preparados para apresentar uma peça evangelística para toda a escola. Aqueles que se identificam com a arte do teatro e querem aprender mais, são convidados a se inscreverem na Escola de teatro dos amarelinhos, que acontece semanalmente na base do Livres em Paulistana.
Após os encontros, a turma apresentou a peça Caminho da Vida aos alunos em um evento especial de Páscoa. Essa peça, que trata sobre como Jesus ajuda aqueles que vão até ele com sentimentos de inferioridade, foi encenada pelos participantes vestidos com o colete dos amarelinhos.
O resultado das oficinas foi surpreendente! Muitos se inscreveram nas aulas do teatro Livres e a própria diretora da escola relatou como o projeto trazido aos adolescentes melhorou o desenvolvimento deles na escola. A repercussão levou outras escolas a aderirem ao projeto para os próximos meses.
Esta experiência demonstra como arte e cultura podem servir de ferramentas excelentes para abrir portas em diversos contextos para a pregação do evangelho. O impacto de ações como essas pode não apenas melhorar o ambiente escolar, como também transformar vidas de jovens e adolescentes.
Confira o depoimento de uma voluntária sobre as oficinas de teatro.
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