Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Necessidade, dependência e provisão!

Veredas Sertanejas: Necessidade, dependência e provisão!

Por conta da difícil situação econômica do país, os itens básicos de consumo tiveram uma alta vertiginosa, o que tem afetado seriamente as famílias de baixa renda do sertão. Além disso, há um sério problema de acesso a tratamentos de saúde de qualidade nesta região do Piauí. Grande parte das pessoas que precisam de atendimento médico especializado, acabam sendo forçadas a conseguir grandes quantias para pagar por tratamentos particulares.

Toda essa realidade gera muita carência e este mês se mostrou com dias de muitas demandas. Nos deparamos com dezenas de casos de necessidade e várias vezes com nossa incapacidade de saná-los. Por isso, todos os dias, sem exceção, dependemos de Deus. E, também por isso, vemos muitos milagres.

Desses milagres um ilustra bem essa dependência do Pai. Há um senhor em uma comunidade rural afastada da cidade, chamado Aldecir. Na sua casa em uma roça distante, moram ele, sua esposa e filha, uma adolescente de 13 anos de nome Lorrane. Tudo que existe naquele terreno foi construído, plantado e cuidado por aquela pequena família. Sendo um homem de muita fé, Aldecir não perde nenhum dos nossos encontros em sua comunidade. Ele canta, ora e sempre testemunha do agir de Cristo em sua vida.

Leia mais:
Histórias do Sertão: Conheci um homem muito rico
Pequenos como 93 bilhões de anos luz

No entanto, ele estava passando por uma grande necessidade. Desde que mudara para a região, não havia energia elétrica em sua casa. Ele não podia ter uma geladeira para preservar seus alimentos e sua filha não conseguia estudar as matérias da escola, tendo sempre que percorrer uma grande distância para ir a casa dos vizinhos todos os dias. Por conta disso, ele foi até os missionários pedir algum auxílio para comprar todo material necessário para puxar energia elétrica para sua casa.

Sentamos juntos com um café nas mãos após nossa célula e ele explicou toda sua situação. Frente a tamanha dificuldade, nos vimos de mãos atadas. Não possuímos esse tipo de recurso e todo o processo custaria muito além das possibilidades daquela família. Diante disso, recorremos juntos àquele para quem nada é impossível (Lc 1.37). Fomos ao Pai em oração e, então, aguardamos.

Ao retornarmos naquela comunidade algumas semanas depois, nos deparamos com a tremenda felicidade no largo sorriso de Seu Aldecir. Sem saber por onde começar, ele contou para todos os presentes que o Deus do impossível havia feito possível aquilo que ninguém jamais imaginou. Em poucos dias ele conseguiu toda mão de obra e todos os materiais e recursos de que precisava para ligar a energia em sua casa!

Cada detalhe foi um verdadeiro milagre. Pessoas que ele nem se lembrava mais se envolveram para lhe ajudar, ele ganhou todos os materiais e, ainda por cima, por completo “acaso”, cruzou em uma loja com um engenheiro elétrico que fez para ele todo o projeto para a ligação. A mão poderosa de Deus agiu sobre ele, e isso é inegável!

Ele mesmo fez questão de agendar um culto de ação de graças para toda a comunidade, onde ele deseja glorificar ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus pela sua tremenda bondade manifesta em sua vida. Que glória é depender do Deus que nunca tarda e jamais falha!

Deus agindo onde não podemos agir é um grande professor. Ele sustenta a fé dos missionários mostrando que ele está em sua missão e ensina o povo do sertão a esperar nEle, que está atento a eles e os chama para perto. No faz compreender que “‘não [é] por força e nem por violência, mas pelo meu Espírito’ diz o Senhor do Exércitos” (Zc 4.6).

Assim, juntos, nós missionários e as famílias do sertão, podemos testificar o que nos afirma a Palavra:

“Os necessitados O verão e se alegrarão; a vocês que buscam a Deus, vida ao seu coração!

O Senhor ouve o pobre e não despreza o seu povo aprisionado.”

 –Salmos 69:32,33

Seja a resposta de oração das famílias sertanejas hoje! Oferte.