Fevereiro/2022 – Um mês de recomeço!
O sertão é outro nessa época do ano. Imagine que você está observando uma foto. Nela há uma estrada de terra batida ladeada de pedras. Cercas de pau e arame beiram essa vereda protegendo grandes plantações. Os campos estão lotados de espigas de milho que se estendem por montes e vales. Caprinos passeiam pela paisagem que exibe um verde inebriante. Não te foi descrito de onde é essa imagem. O que você diria? Interior de São Paulo? Minas Gerais? Fazendas no Rio Grande do Sul? Nada disso, o retrato é do extremo sul do Piauí, semiárido nordestino.
Estamos na época das grandes chuvas, o que muda completamente a paisagem. É um verdadeiro recomeço. As árvores antes secas agora exibem belas copas, as flores brotam pelos cantos e os animais estão gordos e fartos por conta da pastagem. É época de colher o que foi plantado e coletar toda água que as cisternas puderem suportar. O começo do ano é trabalhoso, mas recompensador.
O mesmo se dá com a missão. Fevereiro foi um mês de recomeço, colheitas e novos rumos. Retomamos atividades de visitas às casas, ações com crianças, oficinas, cultos e Casas de Paz. Aquilo que foi plantado no ano passado está dando frutos. Todas as ações de abertura para evangelização e discipulado que executamos nos interiores, resultaram em novas Casas de Paz e na primeira Célula recorrente na área rural de Paulistana!
Algo inédito vem acontecendo nas comunidades que adotamos, Chapada e Assentamento Serra Branca. Alguns homens da roça se aproximaram das ações evangelísticas e houveram decisões por Jesus entre eles. Outros até mesmo pediram que Casas de Paz e Células fossem feitas em suas casas. As atividades que antes eram preenchidas pela presença de mulheres e crianças, agora passam a ter pais de família e jovens também. Para nós, missionários, esta é uma grande alegria e oportunidade, pois atingir integralmente as famílias é gerar transformação à toda comunidade.
Já na cidade, a missionária Julie deu início a uma cativante EBI (escola bíblica infantil). Funcionando como um contraturno, as crianças até onze anos se dirigem ao Espaço Livres, onde são feitas brincadeiras, atividades e estudos bíblicos recheados de músicas, pinturas e desenhos. É oferecido a elas um lanche preparado de forma muito especial pelo missionário Odair, marido da Julie, que tem um dom para cozinhar. É uma verdadeira alegria ver a felicidade em cada rostinho.
Nos bairros Triângulo e Cohab, duas Casas de Paz iniciaram onde as famílias são reunidas para ouvir sobre a doce paz que Jesus oferece. O público é sempre diverso, contando com senhoras, homens, mães, adolescentes e crianças. Nosso objetivo é agregar essas famílias às igrejas locais, onde elas poderão ser acompanhadas e crescer na fé em Cristo.
A generosidade do povo sertanejo é surpreendente! Recebemos duas dúzias de melancias de um agricultor de Acauã, cidade vizinha, e também vários calçados de uma loja local. Todas essas doações são muito valiosas para as ações, pois assim podemos suprir diversas necessidades que encontramos no dia a dia.
Cada uma dessas vitórias serve de encorajamento e esperança para nós. Vemos a tremenda mão de Deus agindo soberanamente em sua missão. No entanto, não podemos nos esquecer dos percalços, pois fazem parte da jornada. Sentimos na pele uma resistência espiritual e buscamos nos fortalecer em oração. Por isso, não deixe de interceder junto do Pai pela Missão Livres e pela vida e família dos missionários. A oração não é e jamais será o último recurso; ela é o recurso.
Portanto, seguem alguns pedidos da missão:
- Ore pela saúde física e mental de todos aqueles que estão envolvidos nessa obra.
- Interceda para que cadeias e correntes espirituais sejam quebradas e vidas sejam libertas.
- Clame pelas famílias que estão sendo evangelizadas, para que perseverem na fé e se comprometam com Cristo.
- Peça ao Pai para que envie recursos financeiros, materiais e humanos para sua obra.
- Ore pelas igrejas locais de Paulistana, para que se engajem cada vez mais na Grande Comissão do Senhor.
“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tg 5.16), não se esqueça disso.
Diante de nossos olhos estão grandes demandas, muito trabalho a ser feito. Porém, ao olhar para o alto, observamos a imensidão daquele que nos comissionou e vocacionou. Olhando para os lados, podemos ver todos aqueles que estão engajados nesta tarefa. São eles os de perto e os de longe. Os que vão às casas, tomam crianças no colo e pregam a Palavra, mas também os que oram, investem, se envolvem e apoiam a missão. Definitivamente não estamos sozinhos.
Cada fruto nosso é seu também. Por isso, se alegre conosco, pois aquele que é fiel e verdadeiro também afirmou:
“Eis que venho sem demora, e comigo está a recompensa que tenho para dar a cada um segundo as suas obras.”
(Ap 22.12)
Um belíssimo mês de Março para você, leitor. Que o Senhor te surpreenda sobremaneira!
E ae, gostou do Diário do Sertão? Mês que vem tem mais 😀
Se você sentiu no seu coração de participar do Missão Livres com a sua oferta, clique aqui.