Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Diário do sertão – Recomeço

Fevereiro/2022 – Um mês de recomeço!

O sertão é outro nessa época do ano. Imagine que você está observando uma foto. Nela há uma estrada de terra batida ladeada de pedras. Cercas de pau e arame beiram essa vereda protegendo grandes plantações. Os campos estão lotados de espigas de milho que se estendem por montes e vales. Caprinos passeiam pela paisagem que exibe um verde inebriante. Não te foi descrito de onde é essa imagem. O que você diria? Interior de São Paulo? Minas Gerais? Fazendas no Rio Grande do Sul? Nada disso, o retrato é do extremo sul do Piauí, semiárido nordestino.

Estamos na época das grandes chuvas, o que muda completamente a paisagem. É um verdadeiro recomeço. As árvores antes secas agora exibem belas copas, as flores brotam pelos cantos e os animais estão gordos e fartos por conta da pastagem. É época de colher o que foi plantado e coletar toda água que as cisternas puderem suportar. O começo do ano é trabalhoso, mas recompensador. 

O mesmo se dá com a missão. Fevereiro foi um mês de recomeço, colheitas e novos rumos. Retomamos atividades de visitas às casas, ações com crianças, oficinas, cultos e Casas de Paz. Aquilo que foi plantado no ano passado está dando frutos. Todas as ações de abertura para evangelização e discipulado que executamos nos interiores, resultaram em novas Casas de Paz e na primeira Célula recorrente na área rural de Paulistana!

Algo inédito vem acontecendo nas comunidades que adotamos, Chapada e Assentamento Serra Branca. Alguns homens da roça se aproximaram das ações evangelísticas e houveram decisões por Jesus entre eles. Outros até mesmo pediram que Casas de Paz e Células fossem feitas em suas casas. As atividades que antes eram preenchidas pela presença de mulheres e crianças, agora passam a ter pais de família e jovens também. Para nós, missionários, esta é uma grande alegria e oportunidade, pois atingir integralmente as famílias é gerar transformação à toda comunidade. 

Já na cidade, a missionária Julie deu início a uma cativante EBI (escola bíblica infantil). Funcionando como um contraturno, as crianças até onze anos se dirigem ao Espaço Livres, onde são feitas brincadeiras, atividades e estudos bíblicos recheados de músicas, pinturas e desenhos. É oferecido a elas um lanche preparado de forma muito especial pelo missionário Odair, marido da Julie, que tem um dom para cozinhar. É uma verdadeira alegria ver a felicidade em cada rostinho. 

Nos bairros Triângulo e Cohab, duas Casas de Paz iniciaram onde as famílias são reunidas para ouvir sobre a doce paz que Jesus oferece. O público é sempre diverso, contando com senhoras, homens, mães, adolescentes e crianças. Nosso objetivo é agregar essas famílias às igrejas locais, onde elas poderão ser acompanhadas e crescer na fé em Cristo. 

A generosidade do povo sertanejo é surpreendente! Recebemos duas dúzias de melancias de um agricultor de Acauã, cidade vizinha, e também vários calçados de uma loja local. Todas essas doações são muito valiosas para as ações, pois assim podemos suprir diversas necessidades que encontramos no dia a dia.

Cada uma dessas vitórias serve de encorajamento e esperança para nós. Vemos a tremenda mão de Deus agindo soberanamente em sua missão. No entanto, não podemos nos esquecer dos percalços, pois fazem parte da jornada. Sentimos na pele uma resistência espiritual e buscamos nos fortalecer em oração. Por isso, não deixe de interceder junto do Pai pela Missão Livres e pela vida e família dos missionários. A oração não é e jamais será o último recurso; ela é o recurso.

Portanto, seguem alguns pedidos da missão:

  • Ore pela saúde física e mental de todos aqueles que estão envolvidos nessa obra.
  • Interceda para que cadeias e correntes espirituais sejam quebradas e vidas sejam libertas.
  • Clame pelas famílias que estão sendo evangelizadas, para que perseverem na fé e se comprometam com Cristo. 
  • Peça ao Pai para que envie recursos financeiros, materiais e humanos para sua obra. 
  • Ore pelas igrejas locais de Paulistana, para que se engajem cada vez mais na Grande Comissão do Senhor. 

A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tg 5.16), não se esqueça disso. 

Diante de nossos olhos estão grandes demandas, muito trabalho a ser feito. Porém, ao olhar para o alto, observamos a imensidão daquele que nos comissionou e vocacionou. Olhando para os lados, podemos ver todos aqueles que estão engajados nesta tarefa. São eles os de perto e os de longe. Os que vão às casas, tomam crianças no colo e pregam a Palavra, mas também os que oram, investem, se envolvem e apoiam a missão. Definitivamente não estamos sozinhos. 

Cada fruto nosso é seu também. Por isso, se alegre conosco, pois aquele que é fiel e verdadeiro também afirmou:

Eis que venho sem demora, e comigo está a recompensa que tenho para dar a cada um segundo as suas obras.

(Ap 22.12)

Um belíssimo mês de Março para você, leitor. Que o Senhor te surpreenda sobremaneira! 

E ae, gostou do Diário do Sertão? Mês que vem tem mais 😀

Se você sentiu no seu coração de participar do Missão Livres com a sua oferta, clique aqui.