Dia do Nordestino – Em outubro é celebrado esse dia tão especial e queremos chamar sua atenção para essa região.
No dia 08 de outubro é comemorado o dia do Nordestino, a data foi criada em homenagem ao Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, um poeta, cantor e compositor cearense. Ele foi um dos ícones da cultura nordestina no século XX.
Na cidade de São Paulo, lugar onde a população nordestina fora da região Nordeste é expressiva, a data foi criada e virou a Lei 14.952/2009.
O objetivo deste dia é celebrar as raízes e as tradições culturais dos nordestinos, além de relembrar a vida e obra do autor cearense.
O Nordeste é composto pelos estados: Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe e conhecido pela sua musicalidade, culinária, danças, artesanatos, belíssimas paisagens naturais, entre outras características. A cultura nordestina é extremamente rica e de grande relevância para o Brasil.
Contudo, dentre os muitos aspectos positivos mencionados na região nordestina, precisamos falar sobre a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome.
O sertão nordestino apresenta as menores incidências de chuvas, isso em âmbito nacional. As chuvas se apresentam entre dezembro e abril, no entanto, em determinados anos isso não acontece, ocasionando um longo período sem chuvas.
O longo período de seca acarreta uma série de prejuízos aos agricultores, como perda de plantações e animais, ocasionando a fome devido a ausência de produtividade.
Um povo que carrega as próprias sinas no nome. Destinado a abraçar o calor do sol constante e transformá-lo em braços sempre abertos a receber. Designado para ser. Destinado ainda a fazer da própria história esperança, por meio das lutas e desafios diários. Para celebrar uma gente que transforma a dor em poesia…”
Além de celebrar essa data tão especial com cada nordestino, queremos aproveitar esse dia para relembrar que o sertão nordestino clama por água e precisamos tomar uma atitude para ajudá-los.
O Instituto Livres, através do projeto Mais Água, já distribuiu mais de 40 milhões de litros de água tratada no sertão do Piauí, beneficiando mais de 12 mil famílias.
Quer fazer parte dessa missão conosco? Faça sua contribuição.