Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como ser cheio do Espírito Santo? – devocional

Como ser cheio do Espírito Santo?

Não tratamos o Espírito Santo como algo impessoal, uma força, um arrepio, um sentimento, um fogo, poder ou unção, porque o Espírito Santo é uma pessoa e não algo inanimado e sem vida. É muito importante nós nos lembrarmos disso, porque sendo ele uma pessoa inteligente, livre e com vontades, é saudável procurarmos como sermos cheios dele a partir dessa realidade.

Como é que nós enchemos de uma pessoa? Essa linguagem de se encher de alguém, não é usual, não é uma expressão contemporânea utilizada por nós. O que significaria um marido encher-se da esposa ou um filho encher-se do seu pai? Qual é o sentido bíblico?

Se voltarmos para o texto efésios 5:18 que diz “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”, percebemos que a bíblia faz uma relação entre a embriaguez e o estar cheio. É muito comum ouvirmos isso quando alguém está embriagado que essa pessoa está sob a influência do álcool, debaixo da influência.

Pensando assim, o mesmo aconteceria com uma pessoa cheia de uma outra pessoa, ou seja, ser cheio do Espírito Santo é estar sob a influência do Espírito, é estar debaixo da influência do Espírito Santo.

Se o Espírito Santo é uma pessoa, um ser relacional, o que fortaleceria a influência da pessoa do Espírito sobre a minha, seria justamente o meu relacionamento com Ele. Quanto mais nos relacionamos com Deus mais intensamente vivemos debaixo da sua influência. Assim como é impossível não ficar sob a influência do álcool ao ingerir muito vinho, é impossível não ser influenciado pelo Espírito ao se relacionar profundamente com Ele.

 

Como é que nos relacionamos com o Espírito Santo?

Isso acontece de acordo com a peculiaridade de cada pessoa, por exemplo, nem toda relação entre marido e mulher são iguais, entre pais e filhos e até mesmo entre amigos.

Porque todos somos diferentes, temos nossas peculiaridades, a interação é dinâmica, a relação é dinâmica, e vai de acordo com a característica única e pessoal de cada um. Eu tenho três filhos e eu não me relaciono com cada um deles da mesma maneira, pois cada um deles tem suas peculiaridades e eu me relaciono com eles de acordo com as suas características e peculiaridades. E na relação com Deus tudo indica que também é assim, por isso que eu não gosto de uma espiritualidade

No próximo devocional, falaremos sobre a evidência de uma pessoa cheia do Espírito Santo. Não deixe de nos acompanhar!

Por Juliano Son, presidente do Livres.

Livres atua em missões contínuas e de curto prazo no sertão Piauí a fim de que muitas vidas sejam alcançadas, transformadas pelo conhecimento do profundo amor de Deus por suas vidas. Faça parte do avanço do evangelho no sertão, clique aqui.