Neste artigo, trouxemos fatos bíblicos sobre um grande homem que serviu a Cristo, Estevão.
O livro de Atos, no capítulo 6, relata como surgiu a necessidade de instituir os Diáconos na igreja: algumas mulheres estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Devido a isso, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus.
O grupo dos hebreus era formado por judeus cristãos de língua aramaica e de cultura hebraica, mais ligados à cultura e costumes do judaísmo nas tradições mais arraigadas dos antepassados. Já os helenistas são judeus-cristãos de língua e cultura grega.
Vale ressaltar que, naquela época, havia três culturas predominantes: judaica, romana e grega.
Com o objetivo de sanar a murmuração, trazer paz entre o povo e corrigir o problema na distribuição, os apóstolos convocaram a comunidade (a igreja) e ordenaram a escolha de sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria. Estêvão foi um dos sete escolhidos.
Estêvão era um cristão que manifestava o Reino de Deus por meio da graça e poder. A Bíblia relata que ele fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
Um filho que honrava o Pai servindo pessoas. A história de Estevão lembra muito a história do Senhor Jesus.
Ele foi perseguido pelos religiosos porque seguia a Cristo; foi acusado de falar mentiras por meio de falsas testemunhas que depuseram contra ele e levado a julgamento, contudo, Deus estava com Estevão! As pessoas que estavam no Sinédrio (tribunal que julgava os assuntos criminais e administrativos) viram o rosto dele como se fosse rosto de anjo.
Atos 7 mostra que Estevão foi apedrejado e morto! Antes de morrer, Estêvão teve a linda experiência e o privilégio de ver a glória de Deus e Jesus, à sua direita.
Leia mais:
+ Quem foi Barnabé?
+ Quem foi Billy Graham?
O que podemos aprender com Estevão, o primeiro mártir da igreja?
- Que podemos viver as verdades do Reino de Deus, por meio do Espírito Santo que habita em nós. Realizar milagres, ter sabedoria, discernimento, paz, alegria, fé, amor, são capacidades e atributos que Deus nos deu. A boa notícia é que está disponível! Somos filhos de Deus e o Pai se agrada em nos tornar mais parecidos com Jesus.
- Quem ama a Deus ama pessoas. Um cristão é movido pelo serviço ao próximo. Estevão foi ordenado a diácono da igreja com o propósito de servir pessoas.
- Ele era um defensor da sua fé. Em todo tempo, Estevão manteve a sua fé em amor. Não agrediu e não ofendeu ninguém. Não podemos negligenciar o Evangelho de Cristo, sucumbindo às falsas doutrinas e ideologias do mundo.
- Mesmo sendo apedrejado injustamente, ele orou pelos seus perseguidores. Devemos orar por quem nos persegue.
- Em meio à dificuldade, não rejeitou sua fé em Jesus. Estevão tinha uma fé inabalável, não era movido pela circunstância, mas pela fé nos ensinamentos da pessoa de Cristo.
A Bíblia nos ensina que, no final dos tempos, haverá muitas perseguições contra a igreja. Vemos na história muitos irmãos sendo torturados e mortos por serem seguidores de Cristo. A perseguição é uma realidade, porém, a tendência é que ela se intensifique. Que sejamos firmes e mantenhamos nossa confiança em Cristo, assim como Estevão!
Autor: Renan Lacerda
Referências: Bíblia Sagrada. Livro de Atos.