Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Qual peso morto de sua vida que você deve jogar fora?

Qual peso morto da sua vida que você deve jogar fora?

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Colossenses 3:5-10

Anos atrás, tinha planos de conhecer a Turquia em especial a Capadócia. Onde a ideia era voar de balão e tirar muitas fotos do nascer do Sol. É uma das cenas mais lindas da Turquia… Infelizmente, não deu certo e, confiei no NÃO de Deus para minha vida e fiquei em Paz.

Por acaso, ou não. Há quem acredite em coincidências… eu não acredito! Um grupo de turistas brasileiros que estava em viagem na Capadócia viajando de balão, justamente no mesmo ponto turístico e nos dias que supostamente estaria lá, sofreram um acidente grave durante o voo do balão. E tragicamente houve feridos graves e três brasileiros faleceram.

Naquele momento, muitas coisas passaram em minha cabeça. E pude perceber, mais uma vez, como Deus cuida de mim em todos os detalhes. E por horas, dias e semanas fiquei pensando se eu tivesse me deixado ser tomado pela obstinação e partido para Capadócia… Estaria ignorando Deus, que mostrava que não era para ir nessa viagem.

Imerso nesses pensamentos, percebi que ter me despido do “velho homem”, (quando ainda não tinha Jesus), em especial da minha obstinação e autossuficiência, me livrou de um terrível acidente e possivelmente a morte.

E ainda meditando com o Senhor e digerindo tudo que havia acontecido, pude perceber que nosso crescimento cristão é como voar de balão. Quanto mais peso, mais difícil é para atingir a altura mínima de voo para que os ventos nos levem onde querem ir. Então, é preciso jogar fora do cesto (ou gondola) do balão todo peso morto. Que é tudo que não serve efetivamente pra nada durante o voo, itens que só atrapalhariam.

Nosso caminhar com Deus é exatamente do mesmo modo. Para que nós consigamos viver o plano que Deus escolheu pra nós, precisamos nos livrar de todo peso morto. Jogando tudo que atrapalha pra fora do cesto, ou seja, pra fora de nossa vida. Porque se não, de duas uma: Ou nem conseguiremos sair do lugar, ou jamais chegaremos ao destino que o Senhor tem para nós, ficando pelo caminho.

Então fica a pergunta: Qual peso morto de sua vida você deve jogar fora?

A resposta é: Todos os hábitos que tínhamos antes de uma nova vida com Jesus. Ou seja, todos os hábitos do “velho homem” são todo peso morto que precisa se livrar. Pois eles só nos atrapalham e não servem pra nada em nosso caminhar com Deus.

Parece fácil né?! Mas, não é! Pois não conseguimos junta-los todos de uma vez e joga-los fora como um amontoado de roupa velha e suja. Isso porque desaprender é mais lento e mais difícil do que aprender o novo.

E para nos despirmos do “velho homem”, estamos falando em desaprender e descontruir hábitos velhos, dos quais já nos acompanham por anos ou até décadas. E então, substitui-los por novos hábitos que agradam a Deus.

Contudo, é possível nos livrarmos de um por um e assim levantar voo. Basta nos livrarmos de todo peso morto, como: vaidade, cobiça, orgulho, inveja, impaciência, maledicência (fofoca), ira, rebeldia, desobediência, pornografia, imoralidade sexual, egoísmo, embriaguez, impureza e tantos outros…

Perceba que não é possível juntar e jogar todos fora de uma vez só. O que significa que levantar voo em direção ao plano que Deus tem pra sua vida, não é instantâneo como miojo, pode demorar certo tempo. E por isso, é comum ver muitos irmãos impacientes, questionando o porquê “as coisas” não acontecem em suas vidas no tempo que gostariam, alegando que Deus demora.

Então, agora já sabe! Talvez esteja faltando a você jogar fora algum peso morto, ou seja, alguns hábitos resistentes do “velho homem” que ainda se façam presentes em sua vida cristã. Pois, são eles que estão te segurando no chão e te impedindo de partir em rumo do bom, perfeito e agradável plano de Deus; te impedindo de servir ao Senhor em prol de Seu Reino; te impedindo de IR em Missões para refletir Seu Amor e espalhar Seu Evangelho; te impedindo de ter uma vida repleta de boas obras; te impedindo de viver a vida para a qual foi criado para ser.

E você? Já sabe o peso morto que precisa jogar fora do cesto para decolar rumo à vida que Deus planejou pra você?

Então, abandone tudo que te atrapalha e que não serve na sua caminhada com Deus; e então, decole!

Tenha um bom voo!

Por Odair Massao, parceiro e voluntário do Livres