Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Qual é a essência da igreja?

Devocional: Qual é a essência da igreja?

Quando eu posto algo relacionado aos projetos no sertão, sempre vejo comentários protestando e responsabilizando governos e governantes.

Eu faço coro com esses protestos, pois também acho que as autoridades podem e devem fazer algo em relação às necessidades sociais.

Mas, quando eu me deparo com um texto como o de Tiago no capítulo 1:27, que diz que a religião que o nosso Pai aceita como “pura e imaculada” é, também, cuidar das necessidades de quem não consegue se cuidar, eu fico imaginando se a gente não precisaria fazer comentários e protestos do tipo que eu ainda não cheguei a ver.

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. “

Tiago 1:27

O protesto ou o grito para que políticos, governos e governantes ouçam é justificável, sim. Diante de tantos males sociais, é justificável. Mas será que haveria falta de compromisso de igrejas em relação às dores dos vulneráveis? Será que haveria falta de engajamento social dos irmãos ao seu redor? Haveria falta de ação da sua parte?

Porque se é isso que Deus aceita como a mais pura manifestação de espiritualidade, se a verdadeira religião é cuidar de quem não consegue cuidar de si mesmo, de quem é que a gente deveria esperar uma ação religiosa ou espiritual, do Estado ou da Igreja?

De quem você acha que os céus esperam por sinais de compaixão? Do político agnóstico ou do crente cheio do Espírito Santo?

E quando eu falo de falta de compromisso, eu não estou dizendo que não existam ações sociais desenvolvidas pelas igrejas. Tem muita gente boa fazendo diversas atividades para ajudar. Mas quando eu falo de falta de compromisso, eu quero trazer à tona um pensamento sobre o que seria a essência da Igreja. O que faria a Igreja ser igreja? Qual o seu “core business”?

Quando a gente olha para empresas como Coca Cola, Apple e Volkswagen, é bem evidente o “pra que” essas organizações existem. Agora, me diga se não seria estranho se a Coca Cola passasse a fazer comerciais de parafusos. Ou se a Apple passasse a anunciar “fuxicos” das celebridades e a Volkswagen passasse a fazer com que 90% dos seus funcionários trabalhassem para que o ballet se tornasse uma dança mais popular.

Se Deus é amor, qual seria a essência de uma igreja gerada para revelar esse Deus amor?

Por Juliano Son, presidente do Livres.

O Livres atua em missões contínuas e de curto prazo no sertão Piauí a fim de que muitas vidas sejam alcançadas, transformadas pelo conhecimento do profundo amor de Deus por suas vidas.

CONHEÇA MAIS SOBRE A NOSSA ESSÊNCIA.