Existe uma dimensão da espiritualidade que se chama serviço. Fomos chamados para servirmos a Deus servindo pessoas. A espiritualidade atual está bem treinada a receber, mas pouco a servir, com excelência e compromisso. O nosso serviço é um compromisso de parceria com o nosso Pai celestial e motivado pela gratidão e reconhecimento de quem Ele é e faz por nós.
Servir é questão de amor, obediência e resposta aos investimentos de Deus em nós em forma de dons, talentos, tempo e oportunidade. Tem a ver com a consciência do sentido da própria existência. Não se trata de opção, de apenas fazer o que gosta, ou como se estivéssemos fazendo favor aos homens. Temos um senso de dívida de gratidão com aqueles que deram literalmente suas vidas para que as boas novas chegassem a nós.
Servir não significa oferecer a sobra do tempo, da saúde ou da energia. Deus é Senhor e digno de receber o melhor da nossa força e riqueza em todos os aspectos. Jesus deixou o céu e deu a própria vida por nós dizendo:
Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. “
Mateus 20:28
Em nenhum momento ou lugar ele disse que seria fácil, mas prometeu estar junto com a gente, enquanto cumpríssemos a tarefa até a consumação de tudo, quando, pasmem, ainda seremos por Ele recompensados e ouviremos: “entra na minha casa, servo bom e fiel”. Jesus que carinhosamente nos chama de amigos é digno de ser servido.
Você tem o desejo de servir? Apresente-se ao pastor ou líder da sua igreja local e aproveite o privilégio da oportunidade.
Conheça também formas de servir na Missão Livres. O reino de Deus está avançando no sertão e precisamos de pessoas dispostas a servir.
Texto adaptado do Pr. Onésimo F da Silva.