Devocional com Juliano Son – Orar em nome de Jesus
E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.
João 14: 13-14
O que vocês pedirem em meu nome, eu farei.”
Certa vez, eu ouvi um pregador dizendo que orar em nome de Jesus era como receber um cheque em branco da parte de Deus, assinado por Jesus e que, portanto, o céu era o limite, tudo estava ao nosso alcance.
E, sim, o céu é o limite. Afinal de contas, tudo é possível ao que crê. E quanta coisa já não vimos!
Mas tem um detalhe tudo é possível ao que crê, mas nem tudo é realizável. E nós vimos o porquê disso no devocional sobre as orações respondidas.
É triste isso, mas às vezes eu tenho a impressão de que essas 4 palavras são usadas mais como se fizessem parte de uma espécie de formulação mágica. Sabe quando em um encantamento você precisa usar as palavras certas? Se não, não funciona?
Mas o “em nome de Jesus” não é um encantamento ou uma fórmula mágica. Não é por dizer essas 4 palavras que as coisas acontecem. Não é por dizer “em nome de Jesus” que faz uma oração ser válida ou não. É errado fazer isso? Não! Mas não era isso que o Senhor estava propondo.
Ele não estava propondo um protocolo, uma formalidade para que a pessoa pudesse ser atendida por Deus. Aliás, isso não faz o menor sentindo em qualquer tipo de relação que seja íntima, viva e verdadeira. Não é assim que eu me relaciono com a minha esposa. Não é assim que eu me relaciono com os meus filhos, com os meus amigos.
Às vezes minha esposa não precisa dizer nada, num só olhar eu já sei o que ela quer. Os meus filhos não precisam seguir nenhum protocolo ritualístico para que eu cuide deles, os alimente, os leve para passear, dê-lhes uma mesada. Eles não precisam de um protocolo para receberem a minha atenção ou meu afeto.
E Deus é um ser relacional, que se relaciona. É um Ser pessoal. Ele é o nosso Aba, Ele é o nosso Pai. Foi Ele quem nos criou para uma relação viva e real, não mecânica e manipulável, mas verdadeira e íntima.
Então, o que seria orar em nome de Jesus?
Orar em nome de Jesus é uma oração representativa, ou seja, é orar representando Jesus. Nós somos os Seus embaixadores, oramos representando a Sua autoridade, Sua justiça, Sua bondade, Sua graça, compaixão…
Orar em nome de Jesus, de forma simplificada, é orar como Jesus oraria.
Orar em nome de Jesus, diante das circunstâncias da vida, é orar a partir de um conhecimento que vem de uma relação para, então, orarmos como Jesus oraria.
E para essas orações, a resposta do Pai é sempre: SIM!
Por Juliano Son, presidente do Livres.
O Livres atua em missões contínuas e de curto prazo no sertão Piauí a fim de que muitas vidas sejam alcançadas, transformadas pelo conhecimento do profundo amor de Deus por suas vidas. Faça parte do avanço do evangelho no sertão, clique aqui.