Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Talvez não seja novidade pra você que o Instituto Livres realizou a 16ª e a 17ª edição do Impacto Sertão Livre nas cidades de Jacobina e Patos do Piauí.

Os Amarelinhos, como são chamados pela população local e chamamos os participantes voluntários, ficaram por uma semana inteira em cada uma dessas cidades realizando um trabalho maravilhoso. 🤩

Se você nunca participou de uma edição do Impacto Sertão Livre, pode estar se perguntando: afinal, o que um monte de gente vestida com esse colete amarelo vai fazer no Piauí?

Veja a resposta abaixo! 

16ª edição Impacto Sertão Livre 2022 Jacobina
16ª edição Impacto Sertão Livre 2022 Jacobina

O que é o Impacto Sertão Livre?

O Impacto Sertão Livre é um programa que acontece no sertão do Piauí a partir da mobilização de voluntários do Brasil todo para que realizem serviços diversificados e específicos em comunidades: são atendimentos multidisciplinares de saúde, atividades de desenvolvimento e formação com as crianças, oficinas profissionalizantes, eventos de lazer e cultura, etc.

Organizado pelo Instituto Livres, são desenvolvidas ações de articulação em favor da transformação dessas comunidades impactadas pela seca e restrição a inúmeras necessidades básicas.

A proposta do Livres é inspirar pessoas de todo o país a participarem do projeto em curtos períodos de imersão na realidade local. E, para que a ação seja sustentável, o instituto também mantém uma base missionária em Paulistana.  Temos alguns missionários que moram na região e são responsáveis em dar continuidade ao trabalho de intervenção coletiva de forma recorrente.

Com exceção dos anos de enfrentamento à pandemia, historicamente acontecem duas edições do Impacto Sertão Livre no ano – nos meses de janeiro e julho.

O que fizemos em Jacobina e Patos do Piauí?

Normalmente, o Impacto Sertão Livre é organizado em três áreas de operação: visitas, crianças e saúde. Vamos conhecer um pouco mais dos resultados dessas atividades!

 

Equipe de visitas no Impacto Sertão Livre 2022
Equipe de visitas no Impacto Sertão Livre 2022

Atividades de Visitas

Esse é o time responsável por levar de porta em porta informações sobre todas as atividades que os Amarelinhos estão realizando na cidade, convidar os moradores, conhecê-los e falar sobre o amor de Jesus. 

São formados pequenos grupos para que realizem as visitas nas casas da cidade, povoados, comércios e estabelecimentos. Outra missão importante é que os Amarelinhos precisam estar com os ouvidos atentos ao retorno da população – que necessita ser ouvida.

Eles sempre voltam com muitos relatos emocionantes, amizades que construíram e testemunhos do agir poderoso de Jesus nos corações dos sertanejos.

Resultado das visitas

Em Jacobina, 537 casas foram visitadas.

Em Patos, 340 casas foram visitadas.

Em duas edições, 877 famílias receberam uma palavra de conforto, felicidade e esperança.

 

Atividades com as Crianças

Atividade com as crianças no Impacto Sertão Livre 2022
Atividade com as crianças no Impacto Sertão Livre 2022

A equipe da área das Crianças desenvolve várias atividades intencionais em turnos da manhã e tarde, geralmente em um lugar fixo e de livre acesso à população da cidade.

Nesse espaço, as crianças da cidade vivenciam um dia repleto de ações intencionais de formação com leitura, contação de histórias, danças, brincadeiras, teatro e pintura facial, entre tantas outras também muito importantes para o seu desenvolvimento individual e coletivo.

 

Resultado com as Crianças
Em Jacobina, cerca de 265 crianças por dia foram atendidas e participaram de atividades.

Em Patos, cerca de 186 crianças por dia foram atendidas e participaram de atividades.

 

Atividades na área da Saúde

Atendimento da equipe de saúde durante o Impacto Sertão Livre 2022A área da saúde é responsável por disponibilizar atendimentos gratuitos para uma população que enfrenta o difícil acesso a atendimentos básicos, especialidades, exames, medicamentos, seja pela distância onde vivem, seja pela falta de profissionais disponíveis mesmo nas localidades.

A equipe é formada por profissionais multidisciplinares, como clínicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos. Em algumas edições conseguimos que especialistas participem, o que contribui muito para a região, que demanda de neuro, cardiologistas, otorrino, oftalmo, ginecologista, pediatra, etc.

Os atendimentos são concluídos, em suas devidas necessidades, pela ampla doação de medicamentos necessários aos tratamentos receitados para a população.

Resultado na área da saúde

O número de atendimentos é impressionante.

Em Jacobina, 1.542 atendimentos foram realizados e 663 medicamentos foram distribuídos.

Em Patos, 1.387 atendimentos foram realizados e 676 medicamentos foram distribuídos.

 

EXTRA: show com Pororó

Todas as noites são realizadas atividades de lazer e cultura direcionadas à população em alguma na praça principal da cidade. Os eventos são festivos e envolvem atividades para as crianças – e é nesse momento que surge o famoso “Pororó” – teatro, apresentações locais, shows com bandas e preletores especialmente convidados para o Impacto.

Em Jacobina, 24 atividades foram realizadas nas praças. Em Patos, 28 atividades foram realizadas nas praças.

 

Parceria com a Defensoria Pública da União do Piauí

Defensoria Pública da União Piauí
Defensoria Pública da União Piauí em parceria com o Instituto Livres para o Impacto Sertão Livre 2022

Uma parceria importantíssima para o Impacto Sertão Livre são as ações de cidadania operacionalizadas durante a semana pela Defensoria Pública da União do estado do Piauí.

Ali, a DPU disponibiliza para a população todo suporte jurídico para situações complexas que precisam resolvidas por via judicial, casos relacionados ao acesso à benefícios e questões de cidadania.

Em Jacobina, foram realizados 169 atendimentos pela DPU. Em Patos, foram realizados 55 atendimentos pela DPU.

 

Bônus: Oficinas e cursos profissionalizantes

Promovemos oficinas e cursos profissionalizantes abertos gratuitamente à população. Nessa edição, tivemos Cursos profissionalizantes de Empreendedorismo e Atendimento ao Comércio, oficinas de empreendedorismo jovem, crochê, confecção de bonecas, dança e fotografia.

Em Jacobina, 147 pessoas foram certificadas pela participação nos cursos e oficinas.

Em Patos, 65 pessoas foram certificadas pela participação nos cursos e oficinas.

 

Parceiros do Impacto Sertão Livre

Agradecimento especial aos parceiros da 16ª e 17ª edições do Impacto Sertão Livre: MRJ Pharma, Angem do Brasil, Shofu, Colgate, Instituto Água Viva, Junior Acrigno, Junior e Jonathan Sanfoneiros, Rogária das Bonecas, SerTãoForte Curso Mulheres, Mega Systems Internet, Paulos Henrique e Arthur, Angelim Teresina, Preletores: IGOR IBC, JOEL Angelim, XANDE Lagoinha Serra.

Quais são os próximos passos?

O Impacto Sertão Livre é diverso em sua atenção com um único propósito: manifestar o amor de Jesus Cristo e proclamar o seu evangelho até que todos ouçam. Com toda certeza você poderá se envolver na sua área de vocação, na próxima edição. 🔥

Se você quer participar das próximas edições do Impacto Sertão Livre, clique aqui. 

Faça Impacto 365 dias por ano!

Há uma maneira de fazer o Impacto da sua casa 365 dias no ano!

Através da sua doação, podemos continuar operando no estado do Piauí e beneficiando a vida de milhares de sertanejos que contam com nossas ações.

Faça sua doação e nos ajude a continuar impactando vidas!