Devocional: Faça como eu digo porque assim eu faço!
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.”
Mateus 18:21,22
Pedro fez um bom “chute” ao associar o número 7 com o número de vezes que alguém deveria perdoar as ofensas de alguém. Afinal de contas, para o hebreu, 7 era o número que representava perfeição, completude, integralidade.
Mas Jesus foi além, afinal 490 ou 70×7 mostrava melhor o sentido do perdão.
A ofensa é um detalhe quando o que se está́ em jogo é a relação. Mentira, traição, prejuízo, tudo o que se enquadra na categoria de ofensa é pequeno diante daquilo que realmente vale algo, o vínculo.
Quantas vezes devo perdoar? Sempre. O que vale é a comunhão.
E a beleza nas palavras de Jesus refletem o caráter de Deus.
Deus é aquele que tem mais estima pela relação. E Ele não anda com uma calculadora esperando castigar no momento da ofensa de número 491.
Com Deus não é “faça como eu digo e não como eu faço”. Com Ele é “faça como eu digo porque assim eu faço”.
Se Ele requer que venhamos a dar mais valor aos relacionamentos do que aos erros, é porque Ele é assim!
Se Ele requer que venhamos a perdoar 70×7 vezes aqueles que pecam contra nós, é porque Ele está disposto a nos perdoar 70×7 sempre que recorrermos ao trono da graça e da misericórdia, em confissão e arrependimento!
Perdoe… assim como você̂ é perdoado.
Por Juliano Son, presidente do Livres.
O Livres atua em missões contínuas e de curto prazo no sertão Piauí a fim de que muitas vidas sejam alcançadas, transformadas pelo conhecimento do profundo amor de Deus por suas vidas.