Conheça a história de João Batista
É notório a importância de João Batista e seu ministério.
Foi o próprio Messias que afirmou, em Mateus 11.11, que dos nascidos de mulher não surgiu ninguém maior que João Batista.
João Batista foi o profeta que preparou o caminho para o ministério do Senhor Jesus. Ele surgiu pregando no deserto da Judeia a mensagem do arrependimento de pecados, mensagem necessária para todos nós, não é mesmo?
A Bíblia diz que o arrependimento de pecados e a fé em Jesus propiciam a vida eterna ao pecador.
Para o cristão, o arrependimento precisa ser diário e é essencial para prosseguirmos na santificação progressiva.
João Batista era filho do casal Zacarias e Isabel. Seu pai era sacerdote e sua mãe era prima de Maria, mãe do Senhor Jesus. Isso significa que, provavelmente, João Batista e Jesus eram primos de segundo grau.
O anúncio do nascimento de João Batista
O evangelho de Lucas descreve que Isabel era estéril e de idade avançada, sendo assim, era improvável que ela ficasse grávida, mas para Deus nada é impossível e nada pode parar os Seus planos neste mundo.
Num determinado dia, quando Zacarias estava exercendo suas funções sacerdotais, ele recebeu a visita do anjo Gabriel, que anunciou o nascimento de um filho e indicou o nome pelo qual ele deveria ser chamado.
Vale ressaltar que o anjo disse para Zacarias que a oração dele tinha sido ouvida (Lucas 1:13). Deus ouve as nossas orações! Ore, busque a Deus de todo o seu coração, ele é Pai e ouve os seus filhos.
Gabriel também falou que João Batista seria grande diante do Senhor e cheio do Espírito Santo desde o ventre materno (Lucas 1:15).
O médico Lucas, escritor do evangelho, narra que Maria, grávida do Senhor Jesus, foi visitar Isabel em uma cidade de Judá. Ao entrar na casa de Isabel, Maria a saudou e o bebezinho (João Batista) que estava no ventre de Isabel estremeceu e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
Realmente a Bíblia mostra que João Batista era um homem de Deus!
O ministério de João Batista
João Batista viveu nos desertos da Judéia. Em aproximadamente 26 d.C., ele recebeu o chamado para exercer seu ministério profético (Lucas 3:2).
Ele tinha uma mensagem firme, pregava o arrependimento de pecados. Era uma pessoa singular, usava roupas feitas de pêlos de camelo, e usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre.
Ou seja, João Batista definitivamente não se encaixava em nenhum dos principais grupos religiosos judaicos de sua época.
Ele foi proclamador do reino vindouro de Deus, preparando o caminho para Jesus. Muitas pessoas viajavam ao deserto para escutar a mensagem de João Batista e serem batizadas por ele.
Em Mateus 3:11 tem a famosa frase que ele disse:
“Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.”
João exerceu seu ministério no deserto da Judéia, Samaria e Enom, perto de Salim (João 3:23). Provavelmente seu período em atividade teve curta duração, mas foi bastante intenso.
O Batismo de Jesus
João Batista teve o privilégio de batizar o Senhor Jesus. Em Mateus 3:13-17 temos a descrição de fato: Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou. Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.
Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, de quem me agrado”.
Veja essa cena maravilhosa em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RffXc_TtBOg
A morte
João Batista foi preso por Herodes, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão. Ele confrontou o pecado do casamento deles e por esse motivo ele acabou sendo aprisionado na fortaleza de Herodes na Transjordânia.
Em seguida, foi decapitado no aniversário de Herodes, por causa de um juramento que Herodes fez à filha de Herodias. Ele prometeu sob juramento dar-lhe o que ela pedisse. Influenciada por sua mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”.
O rei ficou aflito, mas, por causa do juramento e dos convidados, ordenou que lhe fosse dado o que ela pedia e mandou decapitar João na prisão (Mateus 14:9-10).
A importância de João Batista para o Reino de Deus
- Ele marcou o início do cumprimento das promessas que Deus havia feito a Israel no Antigo Testamento.
- Como sendo o último profeta, em seu ministério, concluiu a responsabilidade da revelação divina sob a antiga aliança. Isso fica claro nas palavras de Jesus: “A Lei e os profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus” (Lucas 16:16).
- Ele foi o mensageiro que Deus preparou para anunciar a chegada do Messias.
- Ele batizou Jesus Cristo.
- Muitas pessoas se arrependeram pelas suas pregações.
Ele sabia que Jesus tinha que crescer e ser visto, que Jesus é Deus e está acima de tudo e todos.
Que possamos nos diminuir cada vez mais para que Cristo cresça e apareça em nossas vidas!
Amém!
Texto escrito por Renan Lacerda, missionário do Missão Livres.
O Livres atua em missões contínuas e de curto prazo no sertão Piauí a fim de que muitas vidas sejam alcançadas, transformadas pelo conhecimento do profundo amor de Deus por suas vidas. Faça parte do avanço do evangelho no sertão, clique aqui.