Devocional: A importância da exegese bíblica
Existe uma palavra mais técnica na Teologia que se chama “exegese”. A exegese bíblica é o exercício de se buscar compreender como os primeiros destinatários compreenderam os textos sagrados ou o exercício de buscar compreender qual era a intenção original dos autores.
Sim, os livros, as cartas, as profecias, primeiro foram endereçadas a pessoas de suas épocas. Por isso temos um Antigo Testamento escrito em hebraico e um Novo Testamento, predominantemente, escrito em grego.
A partir dessa compreensão de como as pessoas da época compreenderam ou a partir da compreensão da intenção dos autores em suas escritas, então, passamos ao exercício de buscar responder a pergunta: E agora, a partir desse entendimento original, o que isso tem a ver comigo, que moro em um país tropical, no ano 2020?
Assim como essa garotinha (clique aqui e assista o vídeo), todos fazemos exegese, o tempo todo. Ou seja, todos estamos buscando, a partir do nosso conhecimento, entender o que está sendo dito ao nosso redor. Por essa razão, quanto melhor for o nosso conhecimento das realidades que geram o sentido das coisas, melhor será a nossa compreensão do real sentido das coisas.
É fofa e engraçada a equivocada exegese da criança diante do gesto do padre, mas a equivocada exegese do texto bíblico tem gerado algo longe de ser engraçado em nossa espiritualidade e em nossa compreensão das realidades de Deus.
Todos somos exegetas, todos somos intérpretes. Mas precisamos ser bons exegetas e bons intérpretes das Escrituras. Isso faz parte da maturidade. Leva tempo e dedicação.
Como está escrito, amemos ao Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, e de toda a nossa alma, e de todas as nossas forças, e de todo o nosso ENTENDIMENTO.
Por Juliano Son, presidente do Livres.
O Livres atua em missões contínuas e de curto prazo no sertão Piauí a fim de que muitas vidas sejam alcançadas, transformadas pelo conhecimento do profundo amor de Deus por suas vidas.
Faça parte do avanço do evangelho no sertão, clique aqui.