2021 – O ANO DO RENOVO
Ufa… que ano complicado foi 2020, não é mesmo?! Um ano cheio de surpresas, completamente revirado pelo COVID-19. Um ‘simples’ vírus, foi capaz de fazer um rebuliço total em nossas vidas, tirando nossa paz, nossa rotina, nosso conforto, nossos planos, embaralhando todo nosso jeito de viver. Trouxe o medo, ansiedade, prejuízo, desemprego, confinamento e dentre outros males. E, sem esquecer, a máscara e o álcool gel como os novos inseparáveis itens da vida diária. E no meio de todo esse caos, uma coisa é certa, é unânime o desejo para que tudo isso acabe e, rápido!
Sendo assim, acredito que o melhor desejo para esse ano de 2021 seja a RENOVAÇÃO. Pois a renovação consiste em jogar todo o velho fora e substituir pelo novo. Não tenho dúvidas que o melhor para todos é jogar fora tudo que veio com esse vírus e substituir pelo nosso normal.
Porém, para que isso ocorra, para que a renovação seja uma realidade em 2021, é proeminente e vital ser presente o ENCORAJAMENTO em nossas vidas. Isso porque o encorajamento rompe as barreiras de tudo que te limita, ultrapassa as fronteiras do que você acha possível e afrouxa os nós cegos das impossibilidades. Encorajamento muda a premissa básica da vida, sendo totalmente necessário para reescrever o futuro mediante a situação que vivemos.
Uma particularidade especial do encorajamento é que ele não é singular como a coragem. O simples fato de ser corajoso acaba fadado na individualidade de cada um. Por outro lado, o encorajamento não tem uma visão singular e nem egoísta. Ele possui uma visão que engloba o próximo. Por isso, o encorajamento é tão vital para nosso ano de 2021, porque estamos todos no mesmo barco.
O ato de encorajamento é investir no futuro, em um futuro com Esperança. Justamente porque o encorajamento olha além do próprio umbigo, ele olha para o próximo. Possui a visão do “nós” e não apenas do “eu”. Desencadeia pensamentos como:
“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.” ou “Juntos somos mais fortes e unidos somos melhores.” E como cristãos, desencadeia em nós as palavras que Jesus nos deixou: “Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.” João 13:34.
E o maior veneno para o encorajamento é a negatividade, pois a negatividade nos tranca em uma caixa bem pequena, junto com egoísmo, medo e incredulidade. Sendo assim, a negatividade é uma barreira para que o encorajamento se faça verdade em nós. E o pior, as ações oriundas da negatividade consistem em colocar peso nos ombros do próximo e de nós mesmos, minando toda Esperança e Fé. A negatividade anula o encorajamento.
Mas, como nos tornamos negativos e sem encorajamento? Simples! Na maioria das vezes, a negatividade mostra sua cara quando estamos diante de desafios. E quanto maior o desafio, maior a possibilidade da negatividade aparecer. Então, sempre quando estamos diante de situações ou algo que nos desafia, a negatividade está pronta para ser concebida, cabendo a nós escolher o que nos desafia. E você? O que tem escolhido?
A Bíblia diz que o apóstolo Pedro escolheu andar sobre as águas. Saiu do barco e deu alguns passos sobre as águas na direção de Jesus. Pedro teve coragem que os outros apóstolos que lá também estavam com ele não tiveram! Mas, no meio do caminho sobre as águas, sua Fé e Esperança começaram a falhar e então Pedro começou a afundar. (Mateus 14:22-33) Já parou pra pensar se Pedro tivesse sido encorajado por todos os outros apóstolos que ficaram no barco?
Sendo assim, escolher não encorajar, não fazer nada, escolher ficar de braços cruzados, só contribui para que outros que escolheram andar sobre as águas, afundem.
E em 2021, o que não irá faltar serão novos desafios! Sendo necessário que sua escolha seja a certa, o encorajamento! Tanto para superar cada novo desafio em sua vida, como também, para encorajar o próximo. Porque ao encorajar outras pessoas, refletimos o Amor, a Bondade, Compaixão, Graça e Misericórdia de Cristo através de nossas vidas, fazendo com que todos juntos, unidos em Cristo, como um corpo bem ajustado, possamos enfrentar, muito mais facilmente, todo medo e caos dessa realidade; muito melhor, portanto, do que se estivéssemos sozinhos e perdidos.
Que 2021 seja o ano em que o encorajamento seja sua escolha e sua prioridade em tudo que fizer. Dessa forma, você transformará seu dia, sua vida, seu ambiente, seu trabalho, sua família, sua igreja, os lugares que frequenta e todo seu ano de 2021!
Seja encorajador com todos a sua volta, mude sua realidade, sua vida e das vidas ao seu redor!
Autor: Massao em Missoes