Devocional com Juliano Son – Romanos 8:28
Continuando a jornada de encher nossa mente com pensamentos do alto. Vamos ler: Romanos 8:28
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.”
O que seriam “todas as coisas” que o Apóstolo Paulo menciona nesse texto?
Por que quando ouvimos “todas as coisas”, naturalmente somos levados a pensar em todas as coisas, ou seja, TUDO? Um sorvete, um abraço, um filme, uma praia, ganhar na loteria. Enfim, todas as coisas.
Alguns então poderiam dizer: “Eu vou assistir um seriado, uma novela e vou deixar de fazer aquilo que devo fazer porque, afinal, todas as coisas cooperam para o meu bem”.
Mas será que é isso o real significado do texto? Foi isso que o Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, quis dizer?
Eu creio que não. Esse “todas as coisas” tirado do seu contexto, ou seja, separado de tudo o que o Apóstolo Paulo tinha escrito, poderia ter relação a tudo mesmo e ser qualquer coisa.
Contudo, não é desse modo que devemos interpretar a bíblia, pois é dessa forma, tirando textos do seu contexto, que nascem os falsos ensinos.
Foi dessa maneira que o diabo tentou a Jesus no deserto.
Se paramos para pensar quando as pessoas utilizam um texto fora do seu contexto maior para influenciar pessoas, a quem elas estão imitando?
Como devemos interpretar a bíblia?
Queridos, existe um contexto, um ambiente maior e uma intenção original. Esse ambiente maior permite que nós tenhamos um entendimento melhor do que o texto realmente está querendo dizer.
Como todos os textos que nós lemos na bíblia, é sempre importante buscar perceber qual é o ambiente, o sentido, o panorama do todo.
A mesma coisa acontece quando aplicamos outros textos do Apóstolo Paulo, como por exemplo, Filipenses 4:13:
Tudo posso naquele que me fortalece.”
Coincidentemente, neste outro texto, o que seriam “todas as coisas”? Correr uma maratona, começar uma empresa, emagrecer 10 kg? Fora do contexto poderiam, sim, significar qualquer coisa.
Mas quando respeitamos em temor o termo sagrado e temos cuidado de olhar para o todo antes de interpretar uma pequena parte, então nós temos uma melhor chance de entendermos o que os autores queriam que nós entendêssemos.
Eu sei que eu acabei gastando quase todo nosso tempo falando nisso, mas a nossa busca deve ser pelo sentido original do texto, por aquilo que a palavra quer dizer ou não por aquilo que eu quero que a palavra signifique.
A partir de tudo isso, o que o Apóstolo Paulo estava querendo dizer com “todas as coisas”? O contexto de Romanos 8:18 vai nos ajudar a entender Romanos 8:28.
Leia mais:
+ Devocional com Juliano Son – O conhecimento precede a esperança
+ Devocional com Juliano Son – Espírito e Poder
Romanos 8:28 – O que significa o “Todas as coisas”?
Por meio de Romanos 8:18 podemos entender que esse “todas as coisas” diziam a respeito das dores desse mundo.
Ou seja, todo sofrimento, dores, privações, angústias, preço pago por ser justo, preço pago por revelar o amor de Deus não é em vão, não é sem sentido, não é sem propósito.
Nenhuma pessoa santa, separada, deixou de passar por privações, nenhum santo homem ou santa mulher deixou de ser provado ou provada.
E para ajudar aqueles que não conseguem encontrar sentido nas coisas do mundo, eu finalizo com uma pergunta: Será que depois da queda e rebelião, se tudo tivesse bem aqui na terra, será que a humanidade olharia para o alto em busca de Deus?
Força, querido e querida!! Que Ele te abençoe.
Por Juliano Son, presidente do Livres.
O Livres atua em missões contínuas e de curto prazo no sertão Piauí a fim de que muitas vidas sejam alcançadas, transformadas pelo conhecimento do profundo amor de Deus por suas vidas. Faça parte do avanço do evangelho no sertão, clique aqui.