Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro e disse: “Deem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo”. Pedro respondeu: “Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro? Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus.
Atos 8: 18-21
E nós continuamos falando da pessoa da trindade, apelidada de terceira, a pessoa do Espírito Santo. Eu, particularmente, não gosto desse apelido, mas isso fica para outro devocional.
O Espírito Santo é a pessoa da trindade quem manifesta o poder de Deus em nós e através de nós, inclusive foi o Espírito quem agiu no homem Jesus e através de Jesus enquanto Ele esteve conosco nesse mundo.
No livro de atos, também conhecido como o livro dos atos dos apóstolos, seria mais apropriado reconhecer que é um relato dos atos do Espírito. Existe uma linha de entendimento que associa uma pessoa cheia do Espírito com uma pessoa cheia de poder, porque de fato muito do sobrenatural acontece pelo poder do Deus Espírito.
Contudo, o poder é algo extremamente desejado, muitos se pudessem, assim como o feiticeiro Simão, ofereceriam dinheiro ou até mesmo a alma em troca de poder. Eu mesmo na busca pelo poder de Deus já fiz muita coisa, como por exemplo, vigílias, retiros, jejuns, propósitos, tudo pela busca do poder de Deus.
No entanto, tem uma frase que eu ouvi do professor José Ailton na época que eu era seminarista que permaneceu comigo até hoje: “Poder sem amor é feitiçaria.”
O poder de Deus é algo lindo e majestoso e é o Espírito Santo quem administra a distribuição desse poder, mas sem amor de nada vale. E muito cuidado, o fruto do Espírito não é o poder e sim amor, conforme Gálatas 5.
Ainda assim, existem aqueles que edificam os seus ministérios no poder, a ênfase ministerial está no poder e no sobrenatural e tem pessoas que vivem debaixo da manipulação de bruxos e feiticeiros que são enganadas e levadas a entender que ser cheio do Espírito é ser cheio de poder e que a evidência de santidade ou favor de Deus é o poder. Cuidado!! Sejam livres desse domínio diabólico.
“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!”
Mateus 7:15-20
Quais serão os frutos, Senhor? Poder?
“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’
Mateus 7: 16-23
Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!
Mas o fruto não é o poder? Profecia, expulsar demônio, realizar muitos milagres, não seriam esses os frutos que o Senhor procura? NÃO!
O Senhor procura frutos que são de acordo com a vontade do Pai e qual é a vontade do Pai? Que o amemos acima de todas as coisas e amemos o próximo como nós nos amamos.
O fruto é o amor, o mandamento é o amor, a vontade do Deus amor é que sejamos o povo do amor. A igreja, os embaixadores de Cristo são representantes do Deus amor e não do Deus poder.
O poder existe, o poder se manifesta para ser testemunha do amor, para servir o amor e não o contrário.
Que na vulnerabilidade do amor sejamos poderosos no Senhor para sua glória, amém!!
Por Juliano Son, presidente do Livres.
O Livres atua em missões contínuas e de curto prazo no sertão Piauí a fim de que muitas vidas sejam alcançadas, transformadas pelo conhecimento do profundo amor de Deus por suas vidas. Faça parte do avanço do evangelho no sertão, clique aqui.
Assista também ao vídeo do Juliano Son no youtube, clique aqui.