NÃO DESPERDICE SUA VIDA, VIVA POR UM PROPÓSITO
Posso te confessar algo?
O título deste texto mexeu comigo! Na verdade, ele ainda mexe e mexerá até o último milésimo de segundo da minha vida.
Muito tem se falado sobre propósito, mas o que realmente significa essa forte palavra?
Veja algumas definições que o dicionário Aurélio traz:
- “Grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa.”
- “O que se quer alcançar ou aquilo que se busca atingir.”
- “O que se quer fazer; aquilo que se tem intenção de realizar.”
O que mais me chamou a atenção nas frases foram três verbos: REALIZAR, ALCANÇAR e FAZER.
Aqui temos um ponto de atenção, pois verbo é a classe de palavras que, do ponto de vista semântico, contêm as noções de ação, processo ou estado. Então podemos concluir que propósito é uma ação? Se sim, que tipo de ação?
Você deve estar se perguntando aonde iremos parar com essa conversa, né? Continue comigo neste texto para vermos onde iremos chegar.
Não posso continuar essa conversa sem primeiro me apresentar. Me chamo Renan Lacerda da Costa, tenho 36 anos. Sou casado com uma japonesa linda, com a qual pretendo ter 5 filhos. Comecei minha vida acadêmica fazendo um curso Técnico em Nutrição no Senac. Trabalhei um bom tempo administrando cozinhas industriais. Foi um período muito importante da minha vida, do qual trago comigo grandes aprendizados. Após me aventurar na Nutrição, fui parar dentro de uma agência de Publicidade e Propaganda. Isso mesmo, troquei o jaleco branco por uma camisa xadrez e um óculos de “grau” estiloso.
Me tornei um publicitário e me especializei em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Trabalhei em grandes agências de propaganda, aprendi muito e fiz grandes amigos.
O tempo foi passando rápido e, de repente, quando cheguei aos meus 32 anos, percebi que estava vivendo uma vida sem um propósito real, algo palpável. Eu estava indo na maré, deixando a vida me levar…
Claro que na época eu achava que tinha vários propósitos! Eu tinha me formado em uma faculdade, algo que meus pais não conseguiram. Eu recebia um bom salário e tinha comprado um apartamento.
Não sei se você notou, mas todos os “meus propósitos” giravam em torno de mim, tudo era feito para mim.
Neste momento você deve estar se perguntando: mas qual é o problema nisso, Renan? Todos nós aprendemos desde cedo que devemos estudar, ter bens, trabalhar em grandes empresas ou termos os nossos próprios negócios.
Realmente, meu amigo, isso não é errado, não é ruim. Mas vou te contar o problema. O problema era que todas as ações giravam em torno das minhas vontades, para eu viver melhor, para eu ser o melhor, para o meu benefício.
Sabe o que eu aprendi com Deus?
Para Deus, o real significado da palavra propósito é PESSOAS!
Tudo que fazemos precisa ter como objetivo ajudar pessoas. Isso é tão sério, tão importante, que está fundamentado no segundo maior mandamento que Deus deu para o homem. No livro de Mateus, capítulo 22, nos versículos 37 a 39, diz: ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ame o seu próximo como a si mesmo”.
No início do texto eu deixei duas perguntas sem respostas, lembra? As pontuo novamente: podemos concluir que propósito é uma ação? Se sim, que tipo de ação?
Agora, respondo para você a maneira como enxergo as duas perguntas. Para mim, propósito é uma ação feita por uma pessoa, com objetivo de criar impacto e gerar transformação na vida de outras pessoas.
Observe que o propósito não envolve o benefício direto da pessoa que o tem. O objetivo do propósito é beneficiar o próximo.
Eu acho isso lindo demais. Quando vejo pessoas com propósito, eu vejo Cristo nelas. Afinal, Deus enviou Jesus Cristo para morrer em uma cruz para beneficiar a todos nós! Quem crer em Jesus, terá vida eterna. Eu afirmo isso com base bíblica: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” Você achará esse texto em João 3:16.
Há vários homens e mulheres fazendo grandes trabalhos com os quais eu me identifico e quero falar um pouco deles para você.
Já ouviu falar do Muhammad Yunus? Este homem ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2006. Ele idealizou um projeto MARAVILHOSO no Bangladesh, país localizado no sul da Ásia, a leste da Índia, no Golfo de Bengala.
Em conjunto com a empresa de alimentos Danone, Yunus criou a Grameen-Danone. A empresa nasceu com o propósito de produzir iogurte para resolver o problema da desnutrição de crianças do Bangladesh.
A fórmula do iogurte contém todos os micronutrientes necessários para uma criança. A política de baixo preço do produto o faz acessível para toda população. O projeto resolveu um gigantesco problema de milhões de crianças, além de girar a cadeia de empregos local.
Sério, esse projeto é SENSACIONAL. Deixo aqui o link do vídeo para você assistir.
Já em Moçambique, país do continente africano, tem um casal de americanos fazendo uma revolução local.
Heidi Baker e Rolland Baker se tornaram missionários desde que se casaram no sul da Califórnia. Após morarem por 12 anos na Ásia, o casal foi para Moçambique em 1995 e começaram a cuidar de 80 crianças em um pequeno orfanato fornecido pelo governo africano. Atualmente, o casal atende mais de 10 mil crianças. Hoje o projeto se chama Iris Global. Só de ver os vídeos no Youtube eu fico emocionado. O projeto é FANTÁSTICO!
Aqui no Brasil, eu conheço alguns projetos sociais que transformam as vidas de muitas pessoas.
No Piauí, tem o projeto do Livres, liderado por Juliano Son. Em 2005, sensibilizado com a realidade do tráfico e exploração sexual infantil, se dispôs a gravar um CD com o propósito de promover e apoiar financeiramente projetos e ações que resgatam crianças desse sistema de violência e injustiça.
No ano de 2006, Juliano Son iniciou o projeto Livre Ser com foco no acolhimento integral de crianças e adolescentes em condições de alta vulnerabilidade e complexidade social, vítimas de situações de violação dos seus direitos.
Devido à falta de água no semiárido nordestino, em 2013, o Livres, coordenado por Son, se envolveu com o projeto Mais Água que viabiliza acesso à água potável para os moradores do sertão. Mais de 48 milhões de litros de água foram distribuídos gratuitamente. Atualmente, os projetos do Livres alcançam 139 comunidades do sertão piauiense. Os projetos são EXTRAORDINÁRIOS. Saiba mais.
Martin Luther King disse uma frase provocadora, que nos faz refletir: “Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver”. Concorda com ele?
Deixe-me te perguntar algo: qual é o problema que mais te incomoda no mundo, algo que faria você trabalhar para resolver? Pense, reflita!
Se você concorda com a frase de King, se você entendeu a essência desse texto (amar pessoas), se você tem a resposta para a pergunta que fiz acima, parabéns, você achou uma causa para lutar, você achou seu propósito!
E lembre-se: não desperdice sua vida. viva pelo seu propósito.
Por Renan Lacerda, missionário do Livres.