Em ritmo de Copa do Mundo, soou o apito para a 3ª edição do Livres Experience! E, meus amigos, esta edição veio para golear!
Na escalação, participantes de vários lugares do Brasil. Teve gente da Bahia, do Ceará e de São Paulo, todos cheios de vontade de vivenciar aquilo que Deus está fazendo no sertão. Primeiro, eles passaram pela experiência teórica online, onde aprenderam vários princípios e muitas ferramentas para a missão. Se liga no treino: evangelização criativa; método de estudo bíblico eficaz; vida devocional e muito mais!
Cada aula teórica inflamou ainda mais a chama que ardia no interior dos azuizinhos pelos dias que viriam na experiência prática. Enquanto isso, os amarelinhos em Paulistana preparavam o gramado para essa seleção de peso. Organização da base para as acomodações, planejamentos para a agenda das aulas práticas, cardápio para as refeições (rolou até pão artesanal, se você quer saber) e muita empolgação. A expectativa dos missionários para o Livres Experience é sempre alta, pois Deus costuma surpreender neste evento.
Foi no dia 27/11 que os azuizinhos desembarcaram na base do Livres em Paulistana. Cara, que festa! Eles foram recebidos com muita empolgação por toda a equipe e introduzidos a tudo aquilo que viria nos próximos dias.
O propósito do Livres Experience é proporcionar uma experiência de missões realmente prática e diferenciada no campo de missões sertanejo. Por isso, no primeiro dia, todos os participantes se apresentaram e falaram a respeito de seus dons e vocações. Dessa forma, os missionários podem sugerir e encaixar cada azulzinho em determinada área. Mas não se engane, não é porque alguém faz parte do ministério infantil que irá cooperar apenas com o Livre Ser Sertão, por exemplo. Todos os azuizinhos participam de cada setor da missão: visitas; evangelismo; capelania; crianças e tudo mais. Assim, eles vivem a experiência completa e podem descobrir dons que não conheciam antes.
A agenda da semana estava repleta de atividades da missão para que os participantes colocassem em prática tudo aquilo que aprenderam em aula. Quatro dias de visita aos interiores, Escola Bíblica infantil, culto nas igrejas locais, entrega de doações, evangelismo na feira da cidade e hospitais e visitas nas casas.
É claro que, antes de pôr a mão na massa, a chama dos corações era alimentada todos os dias pela manhã com devocionais de adoração e pregação. Em cada momento aos pés do Senhor, os azuizinhos e os amarelinhos eram fortalecidos e profundamente nutridos na Palavra a manifestar o Reino de Deus durante o dia.
Cada devocional deu ênfase em diferentes aspectos da missão e contou até mesmo com a presença preciosa de amigos que já atuam no sertão há muitos anos. O sentimento foi unânime: todos estavam ali para oferecer suas vidas na missão, mas acabaram recebendo muito mais do que jamais imaginaram.
E não pense que não sobrou tempo para torcer pela seleção na Copa do Mundo do Catar! Nos dois jogos do Brasil daquela semana, azuizinhos e amarelinhos estiveram juntos gritando e pulando em cada lance. Quantas emoções! Foi uma baita experiência estar entre irmãos sorrindo e torcendo em meio à missão. E esses não foram os únicos momentos de descontração. Teve espaço para muita comida boa, tempo de mesa, conversas edificantes e brincadeiras. Nada se compara à família de Deus reunida!
Esta 3ª edição do Livres Experience foi marcante em muitos aspectos. No relacionamento com cada participante, no agir de Deus nas visitas e nas entregas a Cristo, todos foram eternamente marcados por essa semana.
Leia mais:
+ Receber o reino é como ganhar uma bicicleta verde
+ Pequenos como 93 bilhões de anos luz
A começar pelo primeiro dia do evento no Assentamento Serra Branca. Planejamos com a comunidade uma festa com um culto de ação de graças por tudo que Deus havia feito em 2022. Juntos, azuizinhos e amarelinhos, chegamos na comunidade debaixo de bastante chuva. Mas isso não nos impediu de visitar as famílias.
O curioso é que chuva parava quando estávamos caminhando na estrada e recomeçava apenas quando já estávamos dentro das casas. Nessas visitas, os participantes conheciam as pessoas da casa, falavam do amor de Deus na entrega de Cristo na cruz e oravam com os moradores. Foi assim que, enquanto a chuva caía lá fora, homens e mulheres entregavam suas vidas ao Senhor Jesus.
De noite, no culto, a associação da comunidade lotou, pois todos foram celebrar, até mesmo aqueles que nunca participaram de nenhum encontro. Foi uma noite poderosa de louvor e pregação e nos alegramos com tamanha colheita!
No dia seguinte, viajamos para nossa querida comunidade Chapada, onde há quase dois anos trabalhamos com as mais de 30 famílias. Lá não foi diferente. Cada visita era preparada por Deus e nem nós nem os moradores continham as lágrimas. Mais uma vez, o culto a noite encheu.
Teve apresentação das crianças, louvor em forró no teclado do presidente da associação e muita adoração. No final, o líder da comunidade, Nilton, nos procurou e disse o seguinte: “Nunca antes na história da Chapada as famílias se reuniram assim em peso para uma celebração. Saibam que a missão de vocês aqui foi cumprida”.
Quarta-feira passamos o dia no quilombo San Martin. Os azulzinhos conheceram o sistema dessalinizador do Mais Água que abençoa com água potável gratuita mais de 80 famílias da região na época da seca. Almoçamos na casa da Milena, nossa parceira no quilombo, que, além de servir um banquete, apresentou todo seu quintal repleto de várias culturas e criações.
Comíamos frutos direto do pé: acerola, seriguela e umbu. Nada se compara à hospitalidade nordestina. Fomos a várias casas, conhecemos muita gente e preparamos tudo para o culto a noite. Quantas crianças! É claro que onde tem amarelinhos, têm pororó, então teve muita dança e diversão, até mesmo algodão doce. Enquanto isso, a palavra de Deus era ministrada na quadra e o céu do quilombo se abria para o louvor a Jesus.
O dia seguinte deu lugar ao fechamento da EBI do Livre Ser Sertão. As crianças que foram acompanhadas, ensinadas e discipuladas durante todo o ano, estavam presentes para esta última atividade. Como é edificante ver a mudança em cada rostinho que recebe a Cristo como salvador e aprende que é amado por Deus. A festa foi bombástica e nenhuma criança saiu dali sem um abraço apertado e um dia para guardar na memória. Eles são a semente para um Sertão melhor e é uma benção fazer parte disso.
Sexta foi dia de abençoar a área urbana na cidade de Paulistana. Fomos aos hospitais visitar os enfermos e à feira orar pelos comércios. Já somos presença certa toda semana e acumulamos muitos testemunhos nessas visitas. Cristo veio para curar os doentes e resgatar aquele que estava perdido. Nessas ações podemos ser os pés e as mãos de Jesus em sua obra de reconciliação.
Por fim, fechamos a semana e a agenda do ano no quilombo Contente. Que dia! Chegamos cedo na comunidade e visitamos todas as casas. Nenhuma família deixou de receber uma visita e a Palavra de Deus. A comunidade nos recebeu com um almoço que ficará para a história dos amarelinhos. Tinha carneiro, galinha caipira, várias saladas, feijão de corda, macarrão, salada de frutas e muito mais.
Como sempre, a parte mais difícil é a despedida. Os que vão levam em seu coração a bandeira do evangelho no sertão e os que ficam são incentivados a trabalhar com maior afinco na obra de Deus. No fim, se testifica que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus e que foram chamados segundo seu propósito.
Cada azulzinho, que participou do Livres Experience, volta para sua casa sabendo que basta estar disposto e disponível para ser útil no Reino. E é claro que nesta grande seara que eles trabalharam existe lugar para você. Então, se não conseguiu participar dessa edição, não se entristeça, pois o Impacto Sertão Livre já está chegando, e você pode viver também esta grande experiência no sertão!