Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Quem foi Gideão?

Quem nunca se sentiu incapaz de realizar uma tarefa grandiosa? Ou mesmo sentiu dúvida de que era capaz?

A Bíblia está cheia de histórias de homens incapazes que, por meio de Deus, realizaram grandes obras. Antes da monarquia, que teve início quando Samuel ungiu Saul, o povo era governado por líderes escolhidos por Deus, conhecidos como juízes.

Os juízes tinham a função de julgar, liderar e proteger o povo de Deus. Permaneciam em suas funções até morrerem e, diferentemente dos reis, não estabeleciam governos hereditários em Israel. O primeiro juiz de Israel foi Moisés e o último Samuel. Dentre tantos homens e uma mulher (Débora), vamos falar de Gideão, um juiz que veio da tribo de Manassés.

Quem foi gideão?

Gideão era um homem de visão limitada. Inseguro, se achava incapaz de realizar uma obra que Deus pedisse para ele realizar.

O livro de Juízes, no capítulo 6, a partir do versículo 11, mostra o chamado para Gideão:

“Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas. Então o Anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”.

Juízes 6:11-12

Note, caro leitor, que o texto deixa claro que Deus estava com Gideão, e Deus disse que ele era um poderoso guerreiro. Quando Deus chama alguém para alguma obra, Ele sempre está com a pessoa. Foi assim que o Senhor fez com Gideão, contudo, no decorrer da narrativa bíblica, vemos que Gideão pediu inúmeras confirmações para Deus até ter certeza.

Gideão tinha um grande desafio pela frente: liderar Israel na batalha contra os midianitas, que eram uma multidão:

“Os midianitas, os amalequitas e todos os outros povos que vinham do leste haviam se instalado no vale; eram numerosos como nuvens de gafanhotos. Assim como não se pode contar a areia da praia, também não se podia contar os seus camelos”.

Juízes 7:12

Deus, o soberano criador, onipotente, onisciente e onipresente queria manifestar a sua glória naquela batalha, queria mostrar para o povo de Israel que eles dependiam Dele, JEOVÁ-SABAOTH para vencer as batalhas, ao ponto de o Senhor pedir para Gideão levar para a batalha somente 300 homens.

Gideão liderou os homens e, pela força de Deus, venceram a batalha. A paz reinou em Israel durante 40 anos nos dias de Gideão.

Qualidades e realizações de Gideão

  • Foi o quinto juiz de Israel;
  • Está entre os membros da galeria da fé, em Hebreus 11:32;
  • Liderou o exército de Israel na batalha contra os midianitas;
  • Depois que creu, não ficou em cima do muro, seguiu seu propósito até o fim.

Fraquezas e enganos

  • Temeu que suas limitações impedissem o agir de Deus por seu intermédio;
  • Arrecadou ouro dos midianitas e fez um símbolo que se tornou objeto maligno de adoração.

Gideão foi um homem falho como nós somos, entretanto, serviu a Deus, que esteve com ele o tempo todo.

A história nos mostra que Deus se move por meio de homens falhos, que Deus nos chama para sermos cooperadores Dele nessa terra e que para Deus não há limitação humana que paralise o Seu propósito.

Se Deus quiser fazer, Ele fará!

Autor: Renan Lacerda da Costa

Conheça mais sobre a Missão Livres e tudo o que estamos realizando em prol do avanço do evangelho no sertão, clique aqui.