Para onde olham os nossos olhos? – Devocional com Juliano Son
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Romanos 8:18
O sofrimento é algo inevitável neste mundo caído, o sofrimento é algo que não é possível viver sem, seja você uma pessoa de fé ou não, justa ou injusta, sofrer faz parte da vida de quem pertence a esse universo que foi maculado pelo pecado.
Mas especialmente para os cristãos esse mundo caído exige um preço de dor ainda maior, porque nós, cristãos, somos chamados para amar. Esse é o nosso chamado. Aqueles que foram tocados pelo Deus amor são chamados para revelar o amor de Deus.
Amar custa muito caro e muitas vezes é doloroso. Por nos amar Deus nos deu aquilo que Ele tinha de mais precioso, o seu filho.
O apóstolo Paulo mesmo sofreu muito por amar a Deus, e nesse texto ele nos ensina algo sobre como lidar com o sofrimento.
Contudo, eu queria falar especificamente, com base no texto de Paulo, o tipo de angústia, de frustração, de desespero que de alguma forma nós mesmo trazemos sobre as nossas vidas.
Por que muitas pessoas se afundam no desespero por causa do sofrimento? Para onde olham os seus olhos?
Muitas pessoas cristãs ou não quando em situação de grande dor acabam sendo tomadas por um desespero que rouba delas toda alegria de viver. Por que essas pessoas perdem o gosto pela vida quando o sofrimento vem?
Talvez seja porque elas não estão vivendo debaixo da expectativa da glória futura, talvez elas não estariam olhando para a glória que estar por vir, sofrem por excesso de expectativa terrena e pouca expectativa celestial, sofrem por terem muitos sonhos terrenos e pouca ambição celestial. Poucos sonhos com a eternidade.
Mas no mundo passamos por aflições e eu quero finalizar esse devocional parafraseando o escritor cristão C.S. Lewis. No seu livro Cristianismo Puro e Simples, ele escreveu: “Se você estudar a história, verá que os cristãos que mais trabalharam por este mundo eram exatamente os que mais pensavam no outro mundo”, com o mundo celestial e ele continuou dizendo que “foram quando os cristãos deixaram de sonhar com o outro mundo que se tornaram tão irrelevantes neste aqui”.
Portanto, quem tem os olhos fixos na eternidade, não se afunda e não se perde no desespero.
Quem tem os olhos fixos na eternidade carregam em si uma esperança que não permite que ele ou ela pare diante do medo e das dores desse mundo.
Queridos, o vírus vai passar, a dor vai passar, o mundo vai passar, o que vai restar àqueles que sonham com a eternidade é a realização de todos os sonhos e infinitamente mais. Afinal, nem olhos viram e nem ouvidos ouviram e nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparados para aqueles que o ama.
Afinal, para onde olham os seus olhos ?
Sonhe com a eternidade, sonhe com a glória futura, sonhe com a esperança que não é vã.
Por Juliano Son, presidente do Livres.
O Livres atua em missões contínuas e de curto prazo no sertão Piauí a fim de que muitas vidas sejam alcançadas, transformadas pelo conhecimento do profundo amor de Deus por suas vidas. Faça parte do avanço do evangelho no sertão, clique aqui.