Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

4 passos para se preparar para o campo missionário.

Certo, quero ser um missionário! E agora? Todo mundo que é vocacionado para a missão já se deparou com essa pergunta. Compreendemos a ordem de Jesus, sabemos que devemos ir e fazer discípulos, mas por onde começar?

Se sentindo perdido? Não se assuste, estamos aqui para te ajudar. Da mesma forma que a maior caminhada já feita começou no primeiro passo, podemos iniciar essa longa jornada aos poucos. Para isso, separamos 4 dicas práticas para te ajudar em sua preparação para o campo missionário. Vamos lá?

1 – Antes de mais nada, ore!

“Eu preferiria ensinar um homem a orar do que dez homens a pregar.” disse, Spurgeon. Existe uma profunda verdade nessa frase. Antes de nos colocarmos em pé diante das pessoas, precisamos estar de joelhos diante de Deus.

Acredite, a oração é uma ação prática e extremamente eficaz para todo missionário (e todo crente). Portanto, desde já inicie uma rotina de intercessão pelas causas missionárias. Aqui estão algumas recomendações:

  • Ore pela vida pessoal dos missionários que você conhece;
  • Ore pelas agências, instituições e juntas de missão;
  • Interceda pelo avanço do evangelho em lugares pouco ou nada evangelizados;
  • Clame pelos pedidos de oração que os missionários fazem em seus informativos;

A oração não moverá apenas os céus, mas também seu coração em direção ao agir de Cristo no mundo. Ore!

2 – Se envolva em sua igreja local

A missão começa e termina na igreja local. A missão de Deus foi confiada ao povo de Deus, isso é um fato. Quem não é bênção perto também não será longe. Esse pode até ser um velho jargão, mas não deixa de ser verdadeiro. Para servir na missão, comece pela sua igreja local.

A confirmação da vocação ministerial é dupla, ela não acontece apenas em nosso íntimo, deve ser testificada pela igreja também. Se envolvendo em sua comunidade, você aprenderá mais sobre seus próprios dons e talentos enquanto ganha a confiança das pessoas para ser enviado. Na missão somos parte do povo de Deus e o representamos.

Temos a tendência de desprezar os “pequenos” serviços na igreja. Ensinar as crianças na salinha, arrumar cadeiras e recepcionar pessoas também é parte essencial da missão. São as coisas que aprendemos no dia a dia da comunidade que fazem toda a diferença no campo.

Grande ou pequena, toda igreja tem suas demandas. Se sua comunidade possui um ministério de missões e evangelização você pode se voluntariar para fazer parte dele. Caso não possua, talvez você seja a pessoa certa para encabeçá-lo. Seja uma bênção!

3 – Aprenda a ensinar a Palavra

A ordenança de Jesus na grande comissão é fazer discípulos “ensinando-os a obedecer tudo que eu lhes ensinei” (Mt 28.20). Ensinar é parte indispensável da missão. No discipulado guiamos pessoas a um maior conhecimento de Cristo através de sua Palavra.

Como a Bíblia é o livro que revela quem Deus é, precisamos conhecê-la para fazê-lo conhecido. Não é necessário ter um Ph.D em teologia sistemática para fazer missões, mas é imprescindível manejar corretamente a palavra da verdade (2 Tm 2.15).

Por isso, empenhe-se em estudar as Escrituras. Participe das EBD’s, acompanhe mídias que divulgam boa teologia e aprimore seu aprendizado. Só podemos ensinar com confiança e autoridade aquilo que realmente conhecemos.

Para te auxiliar nessa tarefa, separamos um vídeo em que o pastor Juliano Son fala um pouco sobre interpretação bíblica, olha só!

4 – Faça uma viagem missionária de curto prazo

Talvez você ainda não possa se dedicar integralmente à missão, mas isso não quer dizer que você não pode fazer parte dela. Existem muitas missões que promovem experiências de curto prazo em diferentes campos. Além de auxiliar os missionários e as igrejas da região, essas viagens também servem como porta de entrada para muitos vocacionados.

Você pode dedicar alguns dias de suas férias, por exemplo, para ver de perto o que Deus está fazendo em outros lugares do mundo. Essa experiência te ajudará a compreender como é a rotina das missões, as dificuldades do campo, seus desafios e alegrias. Certamente será uma viagem inesquecível.

Uma ótima oportunidade é o Impacto Sertão Livre, que acontece todos os anos em janeiro e julho. Aliás, as inscrições para a próxima edição já estão abertas. Você pode conferir mais aqui.

Viu só, não é tão difícil assim dar os primeiros passos em direção ao campo missionário. Orar pela missão irá conformar seu coração ao do Senhor. Se envolver com sua igreja te proporcionará ferramentas para servir onde estiver. Conhecer mais da Palavra fará de você alguém apto a ensinar o que Jesus ensinou. E, por fim, ter uma primeira experiência no campo te irá te impulsionar em seu chamado.

Agora é com você! Mãos à obra, pois a seara é grande e são poucos os trabalhadores. Tenha sempre uma certeza: nessa missão, você jamais estará sozinho (Mt 28.20). Portanto, ide!

Por Leonardo Vieira  – Missionário do Livres

Livres atua em missões contínuas e de curto prazo no sertão Piauí a fim de que muitas vidas sejam alcançadas, transformadas pelo conhecimento do profundo amor de Deus por suas vidas. Faça parte do avanço do evangelho no sertão, clique aqui.