Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Diário do sertão – Alegria na missão

“Você precisa se apegar em Jesus, buscar o Senhor. Através das suas mudanças seu marido vai ver Cristo em você e vai querer mudar também”. Essas palavras alegraram o mês de Abril para nós na missão.

Toda semana pegamos o mesmo caminho. Deixamos a cidade pela BR-407 que cruza Paulistana. Depois de alguns quilômetros viramos à esquerda tomando uma pequena via que liga as comunidades rurais do canto oeste do município e a área urbana. Ladeamos o suntuoso açude e, em vez de continuarmos pela PI asfaltada, seguimos caminho por uma larga estrada carroçal. Daí para frente serão 26 quilômetros de estrada de terra. Próximos ao grande povoado do Batemaré, entramos dessa vez no caminho à direita, e o solo muda completamente. O que antes era terra vermelha, se torna uma areia branca e fofa que preenche o caminho estreito. Chegamos, assim, à comunidade Chapada da Serra Branca.

A Chapada é composta por cerca de 35 famílias que moram em casas bastante separadas umas das outras. Diferente da grande maioria das comunidades da região, o líder de sua associação é um homem. Ele se chama Nilton e tenho todo prazer em lhe chamar de meu amigo. Foi ele e sua esposa que nos receberam há quase um ano atrás na primeira vez que estivemos no local. Com ele visitamos todas as casas da comunidade, dividimos inúmeras refeições, ouvimos e contamos muitas histórias e fizemos centenas de cultos a Deus. Ele sempre esteve conosco, então naturalmente estreitamos os laços.

Nilton é sempre atento; participativo nas reuniões e muito interessado. E foi da boca dele que saíram as palavras que abrem esse diário. Estávamos sentados em frente uma casa na comunidade Russinha, fazendo uma célula apenas com a mulher que morava ali e sua sogra. E, em dado momento, conhecendo as dores daquela família, nosso amigo Nilton  aconselhou aquela mulher com toda a sabedoria que aprendeu da Palavra de Cristo. Que alegria foi presenciar essa linda ocasião.

Essa experiência tanto nos motiva pois testifica a realidade da Escritura que afirma: “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei” (Is 55.11). O Nilton que ouviu várias vezes nossos estudos e pregações sobre a Palavra, agora a compartilha abençoando outros ao seu redor. Deus realmente é fiel em sua mensagem.

As alegrias também se estenderam esse mês nas outras ações da missão. A EBI infantil está bombando!

Contabilizamos 17 crianças em uma quinta-feira e todas elas tiveram um momento muito especial. Elas brincam, ouvem as histórias de Jesus, comem um lanche preparado sempre na hora e aprendem sobre o cuidado bucal, tudo isso acontece em um único encontro. Muitas delas, por já conhecerem o caminho para o nosso espaço, seguem para lá antes do horário, porque ficam muito ansiosas pelas atividades.

Na escola de ensino fundamental Hermínio tivemos a primeira oficina de teatro com os alunos. Em três encontros eles aprenderam diversas técnicas de artes cênicas e ainda ensaiaram uma peça que foi apresentada na semana da páscoa para todos os alunos e professores da escola. Muitos dos participantes gostaram tanto da oficina que se inscreveram na escola de teatro que acontece no Espaço Livres.

Em todas essas ações, sem exceção, contamos sempre com o auxílio e infindável disposição dos voluntários da missão. São eles mulheres, homens, jovens e adolescentes da região que se identificaram com o propósito do Instituto Livres e agora fazem parte das ações como corpo de voluntariado. Eles compõem a força motriz de nossas ações e sem eles não conseguiríamos fazer metade do que fazemos.

Por conta disso, neste mês tivemos um encontro especial com os voluntários para um momento de integração e comunhão. Foi especial e tivemos a alegria de ter novas pessoas somando a equipe.

Abril foi um mês produtivo e alegre na missão. É claro que existiram desafios e obstáculos no caminho, mas parte da alegria é o sustento que o Senhor concede para superarmos cada um deles. Assim podemos dizer: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se” (Fp 4.4), e esperar um mês de Maio com ainda mais expectativas.

Não deixe de fazer parte disso. Seja orando, ofertando ou se envolvendo, certamente o Senhor unirá a sua alegria à nossa. Juntos então poderemos dizer:

Até aqui o Senhor nos ajudou” (1Sm 7.12). 

Conheça mais sobre a Missão Livres, clique aqui.