Duas formas de evangelizar
Existem algumas coisas na vida de um cristão que são básicas para que consiga permanecer firme em fé e propósito, mas tem uma que entendemos ser a espinha dorsal de sua caminhada, a EVANGELIZAÇÃO.
Em tudo que fazemos na vida, temos que ter planejamento e metas. Desta forma, fica mais simples continuar focado e saber até onde já fomos e para onde devemos ir, pois se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve. Falo isso porque desta forma ficará mais fácil alcançar seus objetivos.
Todo final de ano temos o costume de parar um pouquinho e refletir em tudo o que fizemos, executamos e também o que deixamos de fazer, não é? E neste ano como foi sua reflexão junto a evangelização? Quantas pessoas conheceram o evangelho por intermédio de sua ajuda ou acompanhamento?
Mas se estabelecermos uma meta possível de atingirmos, teremos um final de ano cheio de grandes alegrias e bons resultados para comemorar. Quero lhe incentivar nestes dias a estabelecer alvos e metas para que possa perpetuar sua fé e continuar a fazer o que Jesus mais fez em seu tempo na terra, evangelizou, e para lhe ajudar, vou colocar abaixo duas formas simples e cotidianas de evangelizar que você fará sem mesmo perceber, basta andar nos caminhos já traçados por Ele e que você já conhece.
1° FORMA DE EVANGELIZAR
Existe um princípio muito poderoso quando se fala de Liderança. Diz-se que a fala move, mas o exemplo arrasta, por isso encorajo você a estar junto conosco neste propósito tão valioso, vamos ser exemplos de evangelizadores onde quer que estejamos, precisamos ser verdadeiramente sal da terra e luz do mundo, pois desta forma você será um verdadeiro evangelista sem mesmo precisar de título ou cargo, agindo com ações e atitudes de um cristão autêntico que lhe farão arrastar multidões para o único propósito, salvar vidas, conforme nos foi ordenado por Ele, Ide e fazei discípulos, para cumprir este propósito.
Você não precisa estar longe de sua casa ou trabalho, ao contrário, começa em casa nossa tarefa, temos que ser pessoas simples, amáveis, fiéis e compartilhadoras de como é bom viver com Ele e para Ele, a esperança de tudo está nEle, se conseguirmos passar para as pessoas o quão bom é viver esta realidade eterna, essa confiança no porvir, viver sabendo que o hoje nos basta, que o amanhã pertence a Ele, que estas são nossas certezas, assim a colheita será farta, o sal tem a função de preservar e dar sabor, mas de maneira secreta, no sentido que não podemos ver como sua ação preservativa age.
Quase sempre também não conseguimos identificar um alimento que foi temperado com sal, mas facilmente podemos senti-lo, assim tem que acontecer conosco, temos que ser como o mais puro sal na vida das pessoas, podendo propiciar a preservação dos valores e trazer novamente o sabor real da vida.
Enfrentamos hoje uma das maiores crises que o mundo já presenciou, uma praga nos afetou como seres humanos, uma mutação de um vírus nos fez parar, estamos presos em casa em um distanciamento social instaurado pelas autoridades governamentais, igrejas, escolas, comércios, fábricas, nada funciona, somente o essencial e ainda assim com regras de higiene e esterilização, para tentar frear a proliferação do COVID-19, porém desencadeando assim uma crise econômica, moral e política muito séria.
Não nos cabe agora descobrir quem são os culpados e sim agirmos como mensageiros da luz. Temos talvez a maior chance na história de poder evangelizar famílias inteiras, pois estão todos em casa, aguardando uma saída, uma instrução, uma vacina, a cura, e a única luz é Jesus.
2° FORMA DE EVANGELIZAR
Começamos então a praticar a fase 2 deste plano de Deus, a segunda forma de evangelizar automaticamente sem mesmo que você perceba, basta que você seja a luz para todas as pessoas.
Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.”
Mateus 5:14
A partir do momento que aceitamos a Jesus que emana sua própria luz, somos co-herdeiros com Ele, portanto somos agora refletores também de Sua luz, cabe a nós sermos propagadores desta luz, não faz sentido algum você receber todos os ensinamentos e verdades e não repartir com ninguém.
Esta luz que está agora dentro de você precisa ser compartilhada, precisamos ser propagadores dos feitos de Deus e o quanto isso pode nos ajudar nestes dias tão difíceis. Entendo que é no caos que temos as melhores oportunidades de conquistar, mudar, transformar. Muitas pessoas neste momento não tem mais esperanças, visão de futuro, não conseguem enxergar sequer como seguirão daqui para frente. É neste momento que entramos sendo refletores do amanhã, mostrando que com Deus é possível atravessar qualquer escuridão.
Através da luz que cada um de nós estará levando, poderá ser construído um novo tempo. Temos diversos casos reais de pessoas comuns como eu e você que, confiantes na luz que emanavam de Deus, construíram uma ponte gigantesca e milhares de pessoas passaram por ela e tiveram suas vidas transformadas, aceitando a Jesus como seu único Senhor e Salvador. Sejamos parte deste processo simples, essencial e poderoso, esteja disposto e disponível para fazer parte desta comissão. Temos um compromisso com Deus, fazer discípulos e juntos conseguiremos cumprir este mandamento!
Por Eduardo Joppert, voluntário do Livres.