Você já foi encorajado por alguém? Já encorajou alguém? Conheça a história de Barnabé.
Em nossa caminhada cristã passamos por momentos difíceis, que muitas vezes nos paralisam e esfriam a nossa fé, contudo, não podemos desistir.
A caminhada cristã é de ação e superação. O próprio Jesus nos alertou sobre as dificuldades: “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. João 16:33
Quando o dia mal vier, é necessário termos encorajadores ao nosso lado. Como é bom termos irmãos para nos dar uma palavra de incentivo.
Como esse artigo queremos inspirar você a ser um encorajador. Na Bíblia temos um homem chamado José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa “encorajador”.
Note que o significado do nome que os apóstolos deram para José era encorajador, isso demonstra que Deus valoriza pessoas que encorajam as outras.
Quem foi Barnabé?
Barnabé era descendente da tribo de Levi, de uma família sacerdotal judaico-cipriota. A Bíblia relata que ele foi um membro da Igreja Primitiva de Jerusalém, que caminhou com os apóstolos e mais tarde veio a ser companheiro de Paulo nas missões.
Quando os discípulos tiveram medo de Paulo, logo quando ele foi até Jerusalém, foi Barnabé quem apresentou Paulos aos apóstolos: Então Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara, e como em Damasco ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus. Atos 9:27
A Bíblia não relata como foi a conversa entre Barnabé e Paulo, contudo, imagino que ele encorajou Paulo a ir até os apóstolos.
Barnabé e Paulo foram uma ótima dupla missionária!
suas Qualidades
- Generosidade, foi um dos primeiros a vender posses para ajudar os cristão de Jerusalém.
- Companheirismo, foi o primeiro a viajar com Paulo, formando um time missionário.
- Incentivador, era muito influente e inspirador nos primeiros dias do cristianismo;
- Devoto, era fiel a doutrina de Cristo, foi considerado um apóstolo.
Podemos aprender muito com Barnabé em relação a incentivar as pessoas que estão à nossa volta. Muitas das vezes o nosso incentivo é uma confirmação que Deus dá para uma pessoa.
Somos instrumentos de Deus neste mundo, não se esqueça disso.
Seja um incentivador!
Autor: Renan Lacerda
Conheça mais sobre a Missão Livres e tudo o que estamos realizando em prol do avanço do evangelho no sertão, clique aqui.